Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14764
Título: A imagética no ensino de piano
Autor: Shagalimova, Tamara
Orientador: Marinho, Helena
Palavras-chave: Ensino de música
Psicologia da música
Processos cognitivos
Imaginação
Piano - Ensino
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente documento descreve um estudo efectuado durante o ano lectivo de 2014-2015 no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes com a participação de alunos de piano do primeiro e segundo graus do ensino articulado. A pesquisa abordou a implementação de métodos de estudo e ensino baseados em vários tipos de imagética. São descritas as estratégias utilizadas para fomentar a compreensão do texto musical e como a imagética foi envolvida e integrada no processo de estudo pianístico. São também descritos os resultados finais que confirmaram a eficácia das estratégias propostas no processo de ensino – aprendizagem.
This dissertation describes a study undertaken during the school year of 2014-2015 in the Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, involving piano students from the 1st and 2d year of the integrated school system. The research implemented study and teaching methods based on several types of imagery. This document describes the strategies that were developed in order to foster the understanding of the musical text, and how imagery was involved and integrated into the piano study routine. The document also discusses the results, which confirmed the efficacy of the proposed strategies in the learning – teaching context.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/14764
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf3.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.