Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/14764
Título: | A imagética no ensino de piano |
Autor: | Shagalimova, Tamara |
Orientador: | Marinho, Helena |
Palavras-chave: | Ensino de música Psicologia da música Processos cognitivos Imaginação Piano - Ensino |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente documento descreve um estudo efectuado durante o ano lectivo de 2014-2015 no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes com a participação de alunos de piano do primeiro e segundo graus do ensino articulado. A pesquisa abordou a implementação de métodos de estudo e ensino baseados em vários tipos de imagética. São descritas as estratégias utilizadas para fomentar a compreensão do texto musical e como a imagética foi envolvida e integrada no processo de estudo pianístico. São também descritos os resultados finais que confirmaram a eficácia das estratégias propostas no processo de ensino – aprendizagem. This dissertation describes a study undertaken during the school year of 2014-2015 in the Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, involving piano students from the 1st and 2d year of the integrated school system. The research implemented study and teaching methods based on several types of imagery. This document describes the strategies that were developed in order to foster the understanding of the musical text, and how imagery was involved and integrated into the piano study routine. The document also discusses the results, which confirmed the efficacy of the proposed strategies in the learning – teaching context. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14764 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.