Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1469
Título: Estratégias de leitura funcional no ensino/aprendizagem do Português
Autor: Balula, João Paulo Rodrigues
Orientador: Sá, Cristina Manuela
Palavras-chave: Didáctica do português
Língua portuguesa
Ensino da leitura
Leitura funcional
Estratégias de leitura
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Esta dissertação está relacionada com alguns problemas ligados à integração dos jovens portugueses na sociedade actual, tais como: o baixo nível do desempenho em compreensão na leitura revelados pelos estudos sobre literacia relativos a Portugal; a necessidade de redefinir o estatuto da área curricular disciplinar de Língua Portuguesa no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura que contribuam para o sucesso escolar e uma melhor integração sócio-profissional. Com este estudo, pretende-se essencialmente: i) definir linhas directrizes de um processo de ensino da Língua Materna orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar; ii) implementar actividades, definidas com base nessas linhas directrizes, em aulas de Língua Portuguesa do 3º Ciclo do Ensino Básico; iii) avaliar o impacto dessas actividades no aproveitamento dos alunos em Língua Portuguesa e noutras disciplinas do seu currículo. O estudo levado a cabo está centrado numa experiência pedagógica realizada com alunos do 9º Ano de Escolaridade e conduzida pelo seu professor de Língua Portuguesa. Tendo em vista a implementação da experiência, foi concebido um conjunto de actividades destinadas ao ensino explícito de estratégias de recolha e tratamento de informação escrita e ao desenvolvimento de competências relacionadas com a sua utilização. As estratégias trabalhadas foram o sublinhar informação relevante (SIR) e a tomada de notas (TDN). Na análise dos dados, optámos por uma abordagem metodológica de tipo qualitativo. Na discussão dos resultados, tivemos em conta o sucesso nas áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e História e o contributo das competências desenvolvidas pelos alunos para uma melhor integração social.
This PhD thesis deals with some important issues related with the social integration of Portuguese youth, such as: difficulties in reading literacy revealed by studies concerning Portugal; the need to review the role of teaching and learning Portuguese as a Mother Tongue in the development of competences promoting success both in education and society. Thus, the aims of this research are the following ones: i) to define strategies concerning the teaching of Mother Tongue, in order to develop competences concerning reading for information in several contexts; ii) to design teaching activities based on these strategies and to use them with 12-15 year old pupils in classes of Portuguese as Mother Tongue; iii) to assess the success of these activities in learning Mother Tongue and other subjects. Consequently, our field work consisted mainly of an experiment developed with 14-15 year old pupils by their teacher of Portuguese. Several activities were designed and applied in this context: some of them aimed the explicit teaching of reading for information strategies and others the use of these strategies. The selected strategies were underlining important information and taking notes. While analysing data, we used a qualitative research methodology. While discussing results, we considered the success both in learning Portuguese and History and the influence of the competences thus developed in social integration.
Descrição: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/1469
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2008000991.pdf20.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.