Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14672
Title: | O papel da cor na representação do real : a cor no desenho de observação no ensino secundário |
Author: | Ribeiro, Vanda Aires |
Advisor: | Oliveira, Inês Maria Henriques Guedes de |
Keywords: | Educação artística Artes visuais Cor Percepção visual Ensino do desenho Desenvolvimento das competências |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O relatório apresentado organiza e expõe uma reflexão sobre o papel da cor
na aprendizagem do desenho de observação, no ensino secundário, numa
escola do ensino artístico especializado no distrito do Porto – Escola Artística
Soares dos Reis.
O programa da disciplina de Desenho A, define, como fundamental, que os
alunos desenvolvam capacidades de observação e análise do real.
Dado que a aparência visual do que nos rodeia deve a sua existência à luz e
consequentemente à cor, considerou-se o estudo da cor enquanto análise, de
forma a enriquecer as capacidades de observação, interpretação e
representação do mundo visível .
Este estudo sugere que os objetivos delineados foram cumpridos,
demonstrando que a cor poderá operar como mais uma ferramenta no
desenvolvimento de competências de perceção, comunicação e expressão. The aim of this thesis is to identify and highlight the role of colour during the process of learning how to draw from observation, in secondary education. This study was conducted at Escola Artística Soares dos Reis, an Art School located in Oporto. The Desenho A course syllabus outlines that students should develop both reality observation and analysis skills. It is known that one’s visual perception of the world involves the existence of light, thus, of Colour; consequently, this thesis suggests that the study of Colour, and its analysis, proves to enhance skills related to observation, interpretation and representation of the visible world. In conclusion, the results of this study support the view that Colour can be considered as a tool in the development of perception, expression and communication skills.. |
Description: | Mestrado: Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14672 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.