Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14672
Título: O papel da cor na representação do real : a cor no desenho de observação no ensino secundário
Autor: Ribeiro, Vanda Aires
Orientador: Oliveira, Inês Maria Henriques Guedes de
Palavras-chave: Educação artística
Artes visuais
Cor
Percepção visual
Ensino do desenho
Desenvolvimento das competências
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O relatório apresentado organiza e expõe uma reflexão sobre o papel da cor na aprendizagem do desenho de observação, no ensino secundário, numa escola do ensino artístico especializado no distrito do Porto – Escola Artística Soares dos Reis. O programa da disciplina de Desenho A, define, como fundamental, que os alunos desenvolvam capacidades de observação e análise do real. Dado que a aparência visual do que nos rodeia deve a sua existência à luz e consequentemente à cor, considerou-se o estudo da cor enquanto análise, de forma a enriquecer as capacidades de observação, interpretação e representação do mundo visível . Este estudo sugere que os objetivos delineados foram cumpridos, demonstrando que a cor poderá operar como mais uma ferramenta no desenvolvimento de competências de perceção, comunicação e expressão.
The aim of this thesis is to identify and highlight the role of colour during the process of learning how to draw from observation, in secondary education. This study was conducted at Escola Artística Soares dos Reis, an Art School located in Oporto. The Desenho A course syllabus outlines that students should develop both reality observation and analysis skills. It is known that one’s visual perception of the world involves the existence of light, thus, of Colour; consequently, this thesis suggests that the study of Colour, and its analysis, proves to enhance skills related to observation, interpretation and representation of the visible world. In conclusion, the results of this study support the view that Colour can be considered as a tool in the development of perception, expression and communication skills..
Descrição: Mestrado: Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14672
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf15.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.