Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14615
Title: | Aplicação da abordagem Flipped Classroom no trabalho de campo : um estudo de caso |
Author: | Almeida, Carolina Gabriel Vaz da Silva e |
Advisor: | Bettencourt, Teresa |
Keywords: | Ensino das ciências Aulas práticas Trabalho de campo Aprendizagem pela acção Estratégias da aprendizagem |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo tanto avaliar a
aplicabilidade da abordagem Flipped Classroom na
preparação de sequências de trabalho de campo quanto
perceber até que ponto a mesma abordagem se poderá
adequar à preparação de saídas de campo, substituindo as
atividades que envolvem a interação em sala de aula ou no
laboratório.
Analisaram-se comparativamente dois processos de
trabalho de campo preparados, respetivamente, com
recurso a atividades de laboratório e com recurso à
abordagem Flipped Classroom. Efetuaram-se as seguintes
escolhas de processos metdológicos:
- Análise de conteúdo dos registos produzidos pelos
alunos nesses dois processos.
- Aplicação de um questionário impresso,
constituído por questões de resposta escolha
múltipla que foram analisadas quantitativamente,
de modo a efetuar um levantamento da percepção
dos alunos em relação à sua aprendizagem
através do trabalho de campo.
A metodologia qualitativa aplicada permitiu a obtenção de
resultados que conduziram à elaboração das conclusões
da investigação que em seguida se apresenta. The following study pretends to analyze the Flipped Classroom approach to the preparation of field work, as well as the substitute of present interaction, as laboratory or classroom activities, in order to prepare the field work. Two processes were the analysis focus: process one consists in a field work sequence prepared with present interation and process two consists in a sequence of field work prepared by the Flipped Classroom approach. The following methodological options were taken: - content analysis of the students’ records - Application of a written questionnaire with multiple choice items in order to analise students’ perceptions on their learning through the field work. The questions were designed to close answers. Qualitative analysis was applied to the students’ responses. The results obtained through the qualitative approach conducted the construction of the conclusions of the current study. |
Description: | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14615 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.