Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14615
Title: Aplicação da abordagem Flipped Classroom no trabalho de campo : um estudo de caso
Author: Almeida, Carolina Gabriel Vaz da Silva e
Advisor: Bettencourt, Teresa
Keywords: Ensino das ciências
Aulas práticas
Trabalho de campo
Aprendizagem pela acção
Estratégias da aprendizagem
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo tem como objetivo tanto avaliar a aplicabilidade da abordagem Flipped Classroom na preparação de sequências de trabalho de campo quanto perceber até que ponto a mesma abordagem se poderá adequar à preparação de saídas de campo, substituindo as atividades que envolvem a interação em sala de aula ou no laboratório. Analisaram-se comparativamente dois processos de trabalho de campo preparados, respetivamente, com recurso a atividades de laboratório e com recurso à abordagem Flipped Classroom. Efetuaram-se as seguintes escolhas de processos metdológicos: - Análise de conteúdo dos registos produzidos pelos alunos nesses dois processos. - Aplicação de um questionário impresso, constituído por questões de resposta escolha múltipla que foram analisadas quantitativamente, de modo a efetuar um levantamento da percepção dos alunos em relação à sua aprendizagem através do trabalho de campo. A metodologia qualitativa aplicada permitiu a obtenção de resultados que conduziram à elaboração das conclusões da investigação que em seguida se apresenta.
The following study pretends to analyze the Flipped Classroom approach to the preparation of field work, as well as the substitute of present interaction, as laboratory or classroom activities, in order to prepare the field work. Two processes were the analysis focus: process one consists in a field work sequence prepared with present interation and process two consists in a sequence of field work prepared by the Flipped Classroom approach. The following methodological options were taken: - content analysis of the students’ records - Application of a written questionnaire with multiple choice items in order to analise students’ perceptions on their learning through the field work. The questions were designed to close answers. Qualitative analysis was applied to the students’ responses. The results obtained through the qualitative approach conducted the construction of the conclusions of the current study.
Description: Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14615
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf5.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.