Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14487
Title: | O feedback na organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem |
Author: | Gaspar, Cátia Mafalda Rito |
Advisor: | Tomaz, Ana Carlota Portugal, Gabriela |
Keywords: | Educação pré-escolar Processo de aprendizagem Estratégias da aprendizagem Ensino básico 1º ciclo Prática pedagógica Formação de professores Informação de retorno |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente Relatório de estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção e
de investigação, desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica
Supervisionada, e que teve como principais objetivos aprofundar o nosso
conhecimento sobre o feedback enquanto estratégia de organização e Gestão do
Processo de Ensino e de Aprendizagem e implementar e investigar essa estratégia
junto de uma turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Tratou-se de um projeto com caraterísticas de investigação-ação, tendo-se
privilegiado como instrumentos de recolha de dados o portefólio reflexivo
individual, as notas de campo, a observação e a vídeogravação (das sessões
realizadas).
Os resultados permitiram-nos evidenciar a importância do feedback no processo de
ensino e de aprendizagem, e permitiu-nos ainda concluir que nós enquanto
professoras investigadoras proporcionamos vários tipos de feedback, e que podem
ser várias as situações que incitam esse mesmo feedback. This final report was prepared from an intervencion and an investigation project carried out within the context of teaching practice, and which had as its main objetives to deepen our knowledge about the feedback as management strategy of teaching and learning process and implemente and investigate that strategy in a first grade from primary shcool. In this action-research project, different techniques and instruments were used to collect data such as collection individual reflective portfolio, field notes, observation and video recording (off sessions). The results allowed us to conclude that the imoprtance od feedback in the teaching and learning process, and even allowed us to conclude that we as teachers researchers provide various types of feedback and that can be several situations that incite that same feedback. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14487 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O feedback na organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.