Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14487
Título: O feedback na organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem
Autor: Gaspar, Cátia Mafalda Rito
Orientador: Tomaz, Ana Carlota
Portugal, Gabriela
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Processo de aprendizagem
Estratégias da aprendizagem
Ensino básico 1º ciclo
Prática pedagógica
Formação de professores
Informação de retorno
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente Relatório de estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, e que teve como principais objetivos aprofundar o nosso conhecimento sobre o feedback enquanto estratégia de organização e Gestão do Processo de Ensino e de Aprendizagem e implementar e investigar essa estratégia junto de uma turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tratou-se de um projeto com caraterísticas de investigação-ação, tendo-se privilegiado como instrumentos de recolha de dados o portefólio reflexivo individual, as notas de campo, a observação e a vídeogravação (das sessões realizadas). Os resultados permitiram-nos evidenciar a importância do feedback no processo de ensino e de aprendizagem, e permitiu-nos ainda concluir que nós enquanto professoras investigadoras proporcionamos vários tipos de feedback, e que podem ser várias as situações que incitam esse mesmo feedback.
This final report was prepared from an intervencion and an investigation project carried out within the context of teaching practice, and which had as its main objetives to deepen our knowledge about the feedback as management strategy of teaching and learning process and implemente and investigate that strategy in a first grade from primary shcool. In this action-research project, different techniques and instruments were used to collect data such as collection individual reflective portfolio, field notes, observation and video recording (off sessions). The results allowed us to conclude that the imoprtance od feedback in the teaching and learning process, and even allowed us to conclude that we as teachers researchers provide various types of feedback and that can be several situations that incite that same feedback.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14487
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O feedback na organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem.pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.