Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBessa, José Pedro Barbosa Gonçalves dept
dc.contributor.authorMartinho, Sílvia Maria Pimentãopt
dc.date.accessioned2015-07-20T11:10:55Z-
dc.date.available2015-07-20T11:10:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14452-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt
dc.description.abstractA relação entre a existência de uma atitude interventiva e a premissa do aprender a olhar e saber fazer, abre caminho ao objeto de estudo desta investigação. Tendo em conta o processo de literacia, como desenvolvimento integral do ser humano, as novas tecnologias da comunicação, utilizadas como ferramentas didáticas, e a conjuntura atual da Educação Artística, procura-se contextualizar e estruturar um caminho conceptual através da reflexão sobre a pertinência das intervenções, no âmbito da Educação Visual. Para a promoção e construção desta atitude será desenvolvido um projeto com uma turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, e aplicado o método de resolução de problemas através do questionamento constante das soluções apresentadas ao longo da unidade de trabalho a desenvolver, com o propósito de motivar e despertar o espírito crítico e criativo dos alunos. Pretende-se que os resultados obtidos reflitam a compreensão da importância e transversalidade da disciplina que ultrapassa a dimensão pragmática de simples exercícios, sem qualquer intencionalidade.pt
dc.description.abstractThe relationship between the existence of a proactive attitude and the premise of the learning to observe and the learning to do unravels the way to the subject matter of this research study. Thus, considering the literacy process, as a means of a full development of the human being, the recent I.C.T (Information and Communication Technologies) used as learning instruments, and the existing configuration of Arts Education one seek to contextualize and outline a conceptual pathway through a profound analysis of influence of its involvement within the context of Arts and Crafts. In order to promote and build up this attitude we will develop a project with students of 9th year of Dr. João Carlos Celestino Gomes Secondary School, and apply the problem solving method by means of a constant inquiring of the presented solutions throughout the work unit to be developed, with the purpose of arouse and awaken the students’ critical and creative reasoning. The main intent of this research is that the achieved results reflect the understanding of this school subject as essential and as cross curricular, a subject that exceeds the pragmatic dimension of random and simple exercises.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação artísticapt
dc.subjectEducação visualpt
dc.subjectLiteraciapt
dc.subjectComunicação visualpt
dc.subjectArtes visuaispt
dc.subjectDesenvolvimento humanopt
dc.subjectTecnologia da educaçãopt
dc.subject.otherEducação Visualpt
dc.subject.otherAtitude interventivapt
dc.subject.otherLiteraciapt
dc.subject.otherOlharpt
dc.titleAtitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazerpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201593939-
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf6.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.