Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14452
Título: Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer
Autor: Martinho, Sílvia Maria Pimentão
Orientador: Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de
Palavras-chave: Educação artística
Educação visual
Literacia
Comunicação visual
Artes visuais
Desenvolvimento humano
Tecnologia da educação
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A relação entre a existência de uma atitude interventiva e a premissa do aprender a olhar e saber fazer, abre caminho ao objeto de estudo desta investigação. Tendo em conta o processo de literacia, como desenvolvimento integral do ser humano, as novas tecnologias da comunicação, utilizadas como ferramentas didáticas, e a conjuntura atual da Educação Artística, procura-se contextualizar e estruturar um caminho conceptual através da reflexão sobre a pertinência das intervenções, no âmbito da Educação Visual. Para a promoção e construção desta atitude será desenvolvido um projeto com uma turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, e aplicado o método de resolução de problemas através do questionamento constante das soluções apresentadas ao longo da unidade de trabalho a desenvolver, com o propósito de motivar e despertar o espírito crítico e criativo dos alunos. Pretende-se que os resultados obtidos reflitam a compreensão da importância e transversalidade da disciplina que ultrapassa a dimensão pragmática de simples exercícios, sem qualquer intencionalidade.
The relationship between the existence of a proactive attitude and the premise of the learning to observe and the learning to do unravels the way to the subject matter of this research study. Thus, considering the literacy process, as a means of a full development of the human being, the recent I.C.T (Information and Communication Technologies) used as learning instruments, and the existing configuration of Arts Education one seek to contextualize and outline a conceptual pathway through a profound analysis of influence of its involvement within the context of Arts and Crafts. In order to promote and build up this attitude we will develop a project with students of 9th year of Dr. João Carlos Celestino Gomes Secondary School, and apply the problem solving method by means of a constant inquiring of the presented solutions throughout the work unit to be developed, with the purpose of arouse and awaken the students’ critical and creative reasoning. The main intent of this research is that the achieved results reflect the understanding of this school subject as essential and as cross curricular, a subject that exceeds the pragmatic dimension of random and simple exercises.
Descrição: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14452
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf6.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.