Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/14362
Título: | Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB |
Autor: | Pereira, Sandra Cristina da Silva |
Orientador: | Martins, Filomena Rosinda de Oliveira |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Diversidade linguística Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento das crianças Portfólio Gramática |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente estudo encontra-se relacionado com a temática da sensibilização à
diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática no 1ºCEB e teve como
principal objetivo compreender de que forma a abordagem sensibilização à
diversidade linguística e cultural pode contribuir para o ensino-aprendizagem da
gramática, mais propriamente da flexão nominal em género.
De forma a dar resposta ao objetivo definido para o nosso estudo, delineámos e
implementámos um projeto de intervenção didática constituído por sete sessões
de trabalho. No decorrer das sessões abordámos conteúdos do conhecimento
explícito da língua, relativos ao plano morfológico (flexão nominal, género -
masculino e feminino) e às classes de palavras (nomes, próprio e comum, e
adjetivo). Para a abordagem dos conteúdos programáticos mencionados
realizámos atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural, através
da apresentação e exploração de uma história, com a qual pretendíamos
promover atitudes positivas de abertura à diferença linguística, cultural e étnica, e
fazer contactar com unidades linguísticas em diferentes línguas.
Neste estudo adotámos uma metodologia de tipo investigação-ação. No projeto
participaram os alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade, constituída por
20 alunos, de um agrupamento de escolas do concelho de Ílhavo e duas
investigadoras, professoras estagiárias responsáveis pela conceção e
implementação do projeto de intervenção.
Para a recolha dos dados foram selecionados alguns instrumentos e técnicas
como: a observação, os registos audiovisuais e fotográficos, as fichas de avaliação
individual e o portefólio.
A análise dos dados permite-nos constatar que a articulação entre a sensibilização
à diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática é uma mais-valia
promotora de aprendizagens significativas. Através dos resultados obtidos
pudemos verificar que esta articulação contribui para o desenvolvimento da
consciência linguística dos alunos e, ainda, para o reconhecimento e valorização
de outras línguas e uma maior abertura ao Outro. The present study is related to the theme of linguistic diversity awareness and the teaching of grammar in primary school level and had as main purpose to understand how the awareness of linguistic and cultural diversity (awakening to languages approach) can contribute to the teaching and learning of grammar, more exactly the nominal inflection of gender. In order to meet the set purpose of our study, we designed and implemented a didactical intervention project consisting of seven sessions. Throughout the sessions we have addressed the contents of the explicit knowledge of the language, concerning morphology (nominal inflection; masculine and feminine gender) and word category (proper nouns, common nouns and adjectives). To the approach of the programmatic contents mentioned, we performed activities of language awareness through the presentation and analysis of a story, with which we intended to promote positive attitudes concerning linguistic, cultural and ethnic diversity in order to make contact with linguistics units in other languages (minority languages). In this study we have adopted an action-research type methodology. This project involved the participation of a first grade class, constituted by twenty students, two researchers, who were responsible for the planning and intervention project. To collect data it was selected some instruments were selected such as: observation, audiovisual and photographic records, individual evaluation sheets and the portfolio. The analysis of the data allow us to observe that the link between the awareness of linguistic and cultural diversity and the teaching of grammar is a great asset that promotes significant learning. We could verify that this link contributes to the development of language awareness and still promotes the recognition and enhancements of other languages, cultures and peoples. |
Descrição: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14362 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1ºCEB.pdf | 3.23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.