Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14362
Título: Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB
Autor: Pereira, Sandra Cristina da Silva
Orientador: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Portfólio
Gramática
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo encontra-se relacionado com a temática da sensibilização à diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática no 1ºCEB e teve como principal objetivo compreender de que forma a abordagem sensibilização à diversidade linguística e cultural pode contribuir para o ensino-aprendizagem da gramática, mais propriamente da flexão nominal em género. De forma a dar resposta ao objetivo definido para o nosso estudo, delineámos e implementámos um projeto de intervenção didática constituído por sete sessões de trabalho. No decorrer das sessões abordámos conteúdos do conhecimento explícito da língua, relativos ao plano morfológico (flexão nominal, género - masculino e feminino) e às classes de palavras (nomes, próprio e comum, e adjetivo). Para a abordagem dos conteúdos programáticos mencionados realizámos atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural, através da apresentação e exploração de uma história, com a qual pretendíamos promover atitudes positivas de abertura à diferença linguística, cultural e étnica, e fazer contactar com unidades linguísticas em diferentes línguas. Neste estudo adotámos uma metodologia de tipo investigação-ação. No projeto participaram os alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos, de um agrupamento de escolas do concelho de Ílhavo e duas investigadoras, professoras estagiárias responsáveis pela conceção e implementação do projeto de intervenção. Para a recolha dos dados foram selecionados alguns instrumentos e técnicas como: a observação, os registos audiovisuais e fotográficos, as fichas de avaliação individual e o portefólio. A análise dos dados permite-nos constatar que a articulação entre a sensibilização à diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática é uma mais-valia promotora de aprendizagens significativas. Através dos resultados obtidos pudemos verificar que esta articulação contribui para o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos e, ainda, para o reconhecimento e valorização de outras línguas e uma maior abertura ao Outro.
The present study is related to the theme of linguistic diversity awareness and the teaching of grammar in primary school level and had as main purpose to understand how the awareness of linguistic and cultural diversity (awakening to languages approach) can contribute to the teaching and learning of grammar, more exactly the nominal inflection of gender. In order to meet the set purpose of our study, we designed and implemented a didactical intervention project consisting of seven sessions. Throughout the sessions we have addressed the contents of the explicit knowledge of the language, concerning morphology (nominal inflection; masculine and feminine gender) and word category (proper nouns, common nouns and adjectives). To the approach of the programmatic contents mentioned, we performed activities of language awareness through the presentation and analysis of a story, with which we intended to promote positive attitudes concerning linguistic, cultural and ethnic diversity in order to make contact with linguistics units in other languages (minority languages). In this study we have adopted an action-research type methodology. This project involved the participation of a first grade class, constituted by twenty students, two researchers, who were responsible for the planning and intervention project. To collect data it was selected some instruments were selected such as: observation, audiovisual and photographic records, individual evaluation sheets and the portfolio. The analysis of the data allow us to observe that the link between the awareness of linguistic and cultural diversity and the teaching of grammar is a great asset that promotes significant learning. We could verify that this link contributes to the development of language awareness and still promotes the recognition and enhancements of other languages, cultures and peoples.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14362
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1ºCEB.pdf3.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.