Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/14342
Título: | Consumo colaborativo : uma abordagem fenomenológica |
Outros títulos: | Collaborative consuption : a phenomenological approach |
Autor: | Fonseca, Isabel Maria Duarte da |
Orientador: | Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira |
Palavras-chave: | Marketing Consumo colaborativo Hábitos de consumo Relações sociais Crise económica |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho visa explorar e descrever uma nova abordagem ao consumo, denominada de consumo colaborativo. Este é um tema pouco estudado, mas que tende afirmar-se como uma nova tendência de consumo. Esta forma de consumir sugere um regresso às origens, proporcionando o bem-estar social e contribuindo para um consumo mais sustentável.
À revisão dos principais contributos sobre o tema presentes na literatura, seguiu-se um estudo empírico de natureza qualitativa. Foi utilizada uma combinação de dois métodos qualitativos, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada do fenómeno consumo colaborativo. Assim, foram realizadas entrevistas fenomenológicas para analisar o tema sob uma perspetiva individual, baseada na descrição da experiência de consumo. A relevância desta abordagem fenomenológica da pesquisa refere-se particularmente à possibilidade de revelar a natureza do fenómeno baseado no detalhe e na espontaneidade. Ainda com o intuito de aprofundar e validar os dados obtidos, foi realizada uma discussão de grupo.
Dos resultados destaca-se a demonstração de que o consumo colaborativo é marcado pelas relações sociais e pelo atual cenário económico. A crise económica contribuiu para alteração de hábitos de consumo, levando à adoção de modelos de consumo tais como a partilha de carro, o empréstimo de vestuário ou a troca de produtos.
Destaca-se também evidência de que o consumo colaborativo contribui não apenas para um consumo mais sustentável, através da reutilização de bens, mas também possibilita um aumento de consumo, permitindo aos consumidores o usufruto de bens e serviços mais diversificados. This paper aims to explore and describe a new approach to consumption, denominated collaborative consumption. This subject is understudied, but tends to establish itself as a new consumer trend. This type of consuming suggests a return to origins, providing welfare and contributing to a more sustainable consumption. The review of the main contributions on the theme in the literature was followed by an empirical qualitative study. Was used a combination of two qualitative methods, in order to gain a deeper understanding of the phenomenon collaborative consumption. Thus, phenomenological interviews were conducted to examine the issue from an individual perspective, based on the description of the consumption experience. The phenomenological approach of this research particularly concerns, to the possibility to reveal the nature of the phenomenon in a spontaneous way and in detail. In order to deepen and validate the data obtained, a group discussion was held. From the results, stands out evidence that collaborative consumption is marked by social relations and the current economic scenario. The economic crisis has contributed to changing consumer habits, leading to the adoption of consumer models such as carpooling, borrowing clothes or exchange of goods. Also noteworthy is the evidence that collaborative consumption contributes not only to a more sustainable consumption through reuse of goods, but also allows an increase in consumption, enabling consumers the enjoyment of goods and more diversified services. |
Descrição: | Mestrado em Marketing |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14342 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.