Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1423
Título: Alterações climáticas : estratégias de ensino com enfoque CTS para alunos do 1º CEB
Autor: Pinto, Ana Mafalda Silva e
Orientador: Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares dos
Palavras-chave: Educação em ciências
Educação ambiental
Alterações climáticas
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: No início do século XX, a educação obrigatória consistia basicamente na aquisição de capacidade de leitura, de escrita e de cálculo. Todavia, no decurso do mesmo século, com o desenvolvimento das sociedades, estas finalidades passaram a estar desajustadas. Com a viragem para o século XXI, a Escola teve de se adaptar, criando novos modelos e novas práticas pedagógicas de acordo com a resolução dos problemas e as necessidades que foram surgindo. Actualmente, preconiza-se uma escola que desenvolva capacidades de leitura crítica, de expressão e argumentação fluente, que conceda aos cidadãos condições de adquirir competências e de pensar criativamente. Cabe à Educação em Ciências potenciar o espírito crítico para que os cidadãos possam enfrentar problemas abertos e para que possam participar na construção de soluções de forma autónoma. Neste enquadramento, o estudo desenvolvido teve como finalidade validar e avaliar actividades e recursos didácticos enriquecedores e estruturados, em contexto de Educação Formal e segundo a perspectiva CTS direccionados para o 1ºCEB, abordando um tema actual: a problemática das Alterações Climáticas, e centrando-se na identificação dos poluentes atmosféricos, nas suas possíveis causas, consequências e formas de minimização. As actividades propostas incluem trabalhos de pesquisa de ligação a outras áreas do conhecimento, numa perspectiva de integração multidisciplinar, promovendo o processo de ensino e de aprendizagem, e enfatizando o da formação de professores. ABSTRACT: In the early twentieth century, compulsory education was basically the acquisition of reading, writing and calculation skills. However, during the same century, with the development of the modern society, these goals were seriously challenged. Nowadays, the school has had to adapt by creating new models and also new teaching practices in line with the resolution of the problems and the needs that emerged in the meantime. Currently, it is recommended that schools should develop critical skills, which might provide citizens the opportunity to think creatively. The role of science education is to enhance critical thinking so that people can face the problems and hence find solutions independently. In this framework and due to the global challenge of climate change, the main objective of our study was to produce, validate and evaluate structured and enriched activities and didactic resources, under the CTS approach, regarding the 1ºCEB level, which could contribute to a better understanding of the problem of climate changes, among the students. The methodology was mainly focused on the identification of pollutants, their possible causes and consequences and also ways of minimization. The proposed activities include research as well as multidisciplinary activities that allow bridging to other areas of knowledge, promoting the teaching and learning process and emphasizing the importance of teachers’ formation.
Descrição: Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1423
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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