Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14225
Título: A didática de gestão linguística de erros no português
Autor: Zona, William Carlos
Orientador: Torrão, João
Palavras-chave: Línguas, literaturas e culturas
Língua portuguesa - Ensino - Moçambique
Erros ortográficos
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Esta pesquisa nasce da experiência do dia-a-dia na medida em que se objetiva na compreensão das causas do cometimento repetitivo dos mesmos erros protagonizados pelos falantes da língua portuguesa em Moçambique. Por esse facto, o leitmotiv desta pesquisa não é a compilação de erros cometidos, antes se alicerça na gestão e tratamento que se deve dar aos erros que de forma cíclica voltam a aparecer na vida do aprendente depois de, muitas vezes, ter havido um trabalho aturado por parte do mediador. Para a materialização da pesquisa, foi realizado um trabalho de campo envolvendo 195 inquiridos entre alunos dos níveis primário, secundário, universitário e 45 professores, sendo quinze para cada nível, com a intenção de verificar o(s) tipos(s) de gestão e tratamento pedagógico que dão aos erros dos aprendentes no ensino da língua. Os resultados dos corpora analisados demonstraram que não existe o privilégio de técnicas de gestão e tratamento de erros ligadas às novas abordagens de ensino. A correção dos trabalhos escritos não é, como deveria ser, um instrumento ou elo de comunicação, um espelho ou um feedback dos pontos fortes e fracos, pontos positivos e negativos da aprendizagem. A correção do professor não aponta para uma pesquisa individual ou para uma autocorreção do aprendente por meio de gramáticas, dicionários, internet, etc. para que o aprendente conheça os contornos que ditam determinados erros que comete. Assim, o trabalho chegou à conclusão de que uma das razões do aparecimento cíclico dos erros é a inobservância e inexistência de um feedback significativo e comunicativo que remeta para a autocorreção dos trabalhos, o que propicia o cometimento repetitivo de mesmos erros na vida dos aprendentes. Para além das estratégias de gestão e tratamento de erros no quarto capítulo, o proponente deixa, no último capítulo deste trabalho, as conclusões e sugestões de gestão e tratamento de erros dos aprendentes.
This research is based in day-to-day experience since it aims at understanding the causes of committing the same mistakes repetitively by the Portuguese language speakers in Mozambique. By this fact, the leitmotif of this research is not the compilation of errors rather it is grounded in the management and treatment that should be given to errors that cyclically reappear in the life of the learner often after a hard work by the mediator. For the materialization of the research a field work was conducted involving 195 respondents among students of primary, secondary, university and 45 teachers, being fifteen from each level, with the intention of checking the type(s) of management and pedagogical treatment they give to learners' errors in language teaching. Results of analyzed corpora have shown that there is no privilege of management skills and treatment of errors related to new teaching approaches, the pedagogical treatment of error is not beneficial. The learner continues to be seen as a patient and the teacher as an agent in all learning activities. The correction of written work is not as it should be an instrument or communication link, a mirror or a feedback of strengths and weaknesses, positive and negative points of learning. The correction of the teacher does not point towards a self-correction of the learner. Ideally, the teacher could provide feedback on written work necessary to refer the student for individual research, meaning to, self-correcting their mistakes through grammars, dictionaries, internet, etc. so that the learner knows the outlines which dictate certain mistakes he/ she makes. Therefore, the work reached the conclusion that one of the reasons of cyclically reappear is the failure to comply with and the absence of a meaningful and communicative feedback referring to self-correction of the work, which propitiates the repetitive committing of same mistakes in the lives of learners. The proposer in addition to management strategies and treatment of errors in the fourth chapter leaves in the last chapter the conclusions of this work and suggestions for management and treatment of learners' errors.
Descrição: Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas
URI: http://hdl.handle.net/10773/14225
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
a didática de gestão linguística de erros no português.pdf948.33 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.