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http://hdl.handle.net/10773/13903
Título: | Especificidades da edição para a infância em Portugal: o caso da Bruaá |
Autor: | Dias, Joana Rita Guedes |
Orientador: | Ramos, Ana Margarida |
Palavras-chave: | Estudos editoriais Edição Livros ilustrados Literatura infantil |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O mercado editorial tem sofrido, nos últimos tempos, uma mudança profunda no seu funcionamento, com o crescimento e consolidação dos grandes grupos editoriais e com a consequente extinção das pequenas editoras.
Temos, atualmente, um mercado liderado por dois grandes grupos que monopolizam as vendas, deixando pouco espaço de manobra para as pequenas empresas da área que tentam subsistir.
Por outro lado, a edição para a infância conhece nos últimos anos um crescimento sem igual, com a integração de autores e ilustradores de qualidade, que emergem no mercado através das pequenas empresas que investem neles. Assistimos a uma importância acrescida ao livro infantil que até aqui era inexistente e a um crescimento e desenvolvimento do setor.
Assim, no presente trabalho, queremos, através de uma análise de um exemplo concreto, mostrar que, apesar de todas as dificuldades não só financeiras mas também de visibilidade no mercado, é possível que existam pequenos editores dedicados à literatura para a infância que, em nichos muito específicos de mercado, atuam neste setor da edição.
Iremos, através de uma análise do mercado editorial e mais aprofundadamente do setor da edição para a infância, analisar o exemplo de uma pequena editora - a Bruaá, especializada principalmente na tradução de livros estrangeiros para a infância de modo a perceber as estratégias de subsistência das pequenas empresas neste setor, o seu comportamento no mercado, o que as diferencia e a forma como se relacionam entre si. The publishing industry has been suffering a profound change, with the growth and consolidation of the major publishing groups and the consequent extinction of small publishers. We now have a market led by two large groups that, together, monopolize sales, leaving little space for small publishers trying to survive. Nonetheless, literature for children has been growing like never before in recent years, accompanied by the blending of fine authors and illustrators that emerge in the market through the small companies that invest in them. We are witnessing to an ever increasing importance regarding books for children, that until recently did not exist, and to the growth and development of this sector. Here, through a practical case analysis, we propose to show that despite financial and market visibility difficulties, it is possible for small publishers, which dedicate to literature for children, to exist in specific market gaps. We analyze the publishing market, specifically the literature for children publishing sector, considering the case of a small publisher – Bruaá, which mainly specializes in translating books for children published outside of Portugal, in order to understand some survival strategies that small publishers use in this industry, their market behavior, what makes them different and how they relate between each other. |
Descrição: | Mestrado em Estudos Editoriais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13903 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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