Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13629
Título: Estratégias de afinação baseadas em Intonation & Vibrato de Trevor Wye
Autor: Saleiro, Clara Nora Vaz
Orientador: Pereira, Sara
Palavras-chave: Ensino de música
Estratégias de ensino
Afinação (música)
Flauta transversal - Ensino
Instrumentos musicais
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este projeto educativo incidiu sobre o tema da afinação, em particular, da flauta transversal. O projeto teve como base o método Intonation & Vibrato de Trevor Wye (Wye, 1983), a partir das ideias defendidas pelo autor e dos 24 pequenos estudos de afinação que propõe. Foi feito um levantamento dos diferentes temperamentos que existiram ao longo da história, as suas vantagens e desvantagens. Partindo do princípio de que também o temperamento igual não é perfeito e que, ao tocar um instrumento de afinação não-fixa, podemos corrigir certos intervalos mais importantes tendo em conta a posição que certas notas ocupam num determinado acorde/tonalidade, neste projeto foram abordadas duas estratégias de afinação. Numa das estratégias aplicadas os alunos aprenderam a afinar segundo as frequências de cada nota, utilizando como ferramenta de trabalho um afinador. Na outra estratégia os alunos aprenderam a afinar segundo as relações intervalares de cada tonalidade, tendo como base oitavas no registo grave de um piano. Procurou-se compreender o benefício em introduzir noções de afinação a partir do segundo ano de aprendizagem do instrumento, nível em que se encontravam todos os doze alunos em estudo. Pretendeu-se observar a reação dos alunos ao uso do afinador, bem como o desenvolvimento das suas capacidades auditivas ao longo do tempo.
This educative project focused particularly on the tuning of the flute. This project was based on Trevor Wye's method: Intonation & Vibrato (Wye, 1983), on the ideas supported by the author, and on 24 short tuning studies that he suggests. It was performed a search of the different temperaments that existed along history, and analysed their advantages and disadvantages. Assuming that an equal temperament is also not perfect and that, while playing non-fixed pitch instruments, one can correct specific important intervals knowing the position of certain music notes in a specific chord/tone, in this project two tuning strategies were used. At one strategy, the students learnt how to tune according to the frequency of each note using a tuner. On the other strategy, the students learnt how to tune according to the intervals between each tone, using octave notes in the very low register of the piano. It was intended to examine the benefits of teaching tuning strategies at the second year of the instrument studies, the educational level of the 12 students enrolled in this project. To observe the students' reactions to the use of a tuner, as well as the improvement of their hearing abilities throughout time.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/13629
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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