Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13558
Título: À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Almeida, Cátia Sofia Gomes de
Orientador: Sá, Cristina
Palavras-chave: Ensino da leitura
Motivação dos alunos
Ensino básico 1º ciclo
Compreensão da leitura
Literatura infanto-juvenil
Data de Defesa: 2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo pretendia promover a motivação de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico pela leitura de obras de literatura infanto-juvenil e o seu uso no desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Assim, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação das hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas atividades que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades: neste caso, uma pesquisa sobre obras de literatura infanto-juvenil semelhantes à explorada com uma turma do 3º ano de escolaridade: Robinson Crusoe, de Daniel Defoe. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em compreensão na leitura e à sua motivação para a abordagem deste tipo de obras. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e revelavam bastante interesse pela abordagem de obras que podemos situar entre os “clássicos” da literatura infanto-juvenil.
This study aimed to develop competencies in reading comprehension and promote the interest of children in primary school (8-9 year old) for the classics of children and adolescent literature. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on the study of relevant episodes of Robinson Crusoe, by Daniel Defoe. It included tasks involving the use of certain reading strategies: producing hypotheses before reading, gathering information while reading, validating the hypotheses after reading and identifying main ideas in texts. One of them consisted of a research on children and adolescent literature meant to lead the pupils to reading such novels. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and acquired a certain taste for this kind of literature.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13558
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf4.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.