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Título: Imagens da diversidade intralinguística no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Dias, Jacinta Raquel Bondoso
Orientador: Araújo e Sá, M. H.
Palavras-chave: Didáctica das línguas
Sociolinguística
Língua portuguesa
Diversidade linguística
Alunos do básico 1º ciclo
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Com este estudo pretende-se diagnosticar e descrever as imagens da diversidade intralinguística, veiculadas por alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola de Lisboa, no ano lectivo de 2005/2006. O enquadramento teórico encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, é focado o aspecto da variação linguística do português europeu (PE) utilizado em Portugal continental e insular, tendo em conta que todas as formas que a língua assume, na sua variação, têm o mesmo estatuto linguístico, sem que isso implique a desvalorização da variedade-padrão. Realça-se a importância da sensibilização para a diversidade intralinguística, como forma de reconhecer e valorizar a riqueza que essa diversidade encerra. Na segunda parte, procede-se à aproximação do conceito de imagem, tendo em conta que ele é constituído, fundamentalmente, na convergência dos pontos de vista teóricos dos campos disciplinares da Psicologia Social, da Sociolinguística e da Didáctica de Línguas (DL). Com vista à recolha dos dados, procedeu-se à implementação de um plano de intervenção didáctica, composto por dez sessões, tendo sido utilizados diferentes instrumentos de recolha e uma metodologia de análise e tratamento dos dados de tipo etnográfico, com características de investigação-acção. Foram construídas categorias de análise, a partir do quadro teórico e do confronto com os dados recolhidos, organizadas em duas categorias: imagens/representações dos locutores e imagens/representações das variedades intralinguísticas. Os resultados mostram que os alunos chegam à escola com imagens estereotipadas acerca das diferentes variedades intralinguísticas e seus locutores, algumas delas de pendor marcadamente negativo, que fazem parte da nossa realidade sociolinguística.
The aim of this study is to diagnose and describe intra-linguistic images transmitted by 4th graders from a primary school in Lisbon, during the school year 2005/2006. The theorical framework is divided in two parts. In the first part the focus goes to the aspect of the linguistic variation of the European Portuguese spoken both on mainland and the islands. This was done considering that every form the language takes on its variation, has the same linguistic status without implicating any devaluation from the standard variety. The importance for the sensibilization of intra-linguistic diversity is also focused as a way to recognize and value the wealth that it has. In the second part, we approach the concept of image considering that it is mainly built with the convergence point of the disciplines of social Psychology, Sociolinguistic and Language Didactics. In order to collect the data, we implemented a didactical intervention plan composed by 10 sessions. Data were collected through different instruments and the methodology of analysis is ethnographical with action research characteristics. The analysis categories, drawn from the confrontation between the theorical framework and the data, were the following: images/representations of the speakers and images/representations of the intra-linguistic variety. The results show us that students come to school with stereotyped images towards the different linguistic varieties and its speakers, some of which clearly negative which are part of our social linguistic reality. As a conclusion of our study, we have to emphasis the importance to a deeper reflection about the phenomenon of images, which may provide important information for teachers and other educational actors to find together working methods in the school context.
Descrição: Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1321
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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