Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1309
Título: Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico
Autor: Almeida, Teresa Maria Reis Teixeira de
Orientador: Pereira, Anabela Maria de Sousa
Jesus, Helena Pedrosa
Palavras-chave: Supervisão
Ensino da enfermagem
Tensão psicológica
Data de Defesa: 2006
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este estudo localiza-se no domínio da supervisão em ensino clínico e tem como principal objectivo compreender como os alunos de enfermagem percepcionam o contributo do supervisor na gestão do stresse por eles vivenciado em contexto de aprendizagem clínica. Optámos por uma metodologia de cariz qualitativo e quantitativo, de natureza descritivo-correlacional, sendo o questionário o instrumento de recolha de dados utilizado. Foram inquiridos 159 alunos que frequentavam o 3 º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados obtidos permitem-nos concluir da existência de stresse durante o ensino clínico que, a maioria dos alunos, percepciona num nível médio. Constatámos ainda que as alunas tendem a evidenciar níveis de stressemais elevados do que os seus colegas do género masculino, e que a família revelou ser um bom mediador de stresse. Verificámos também que, a maioria das situações percepcionadas como indutoras de stresse se localiza no domínio das relações interpessoais, e que nas respostas ao stresse predominam as manifestações do foro cognitivo. Relativamente ao contributo do supervisor, a maioria dos alunos percepcionou que o mesmo foi um apoio do tipo instrumental, seguido dos tipos perceptivo e emocional, sendo certo que este último surge ainda, por vezes, como complementar dos anteriores. Os alunos referem ainda a importância do processo supervisivo nas suas componentes de acompanhamento e avaliação, como estratégia de ajuda na regulação dos efeitos do stresse. Dado o carácter ecológico de que se reveste o ensino clínico e a supervisão, e uma vez constatada a importância que assume a relação interpessoal no processo supervisivo, pensamos ter demonstrado, com este estudo, que se torna evidente a necessária formação específica dos profissionais para o desempenho de funções supervisivas que, por sua vez deverão ser claramente definidas como competências dos enfermeiros no âmbito da Carreira de Enfermagem. ABSTRACT: This dissertation deals with supervision in clinical teaching and its main aim is to understand how nursing students understand the role of the supervisor in the management of their own stress within the context of clinical learning. We have chosen a qualitative and quantitative methodology, of a descriptive correlative type and we have used the questionnaire to collect data. One hundred and fifty nine third year nursing students responded to the questionnaire The results we achieved point to the fact that the presence of average stress is felt during the clinical teaching and that most students suffer from it. We have also noted that female students tend to show higher levels of stress than their male counterparts and that family has proved to be a good mediator of stress. Furthermore, we have observed that most stressful situations take place within interpersonal relationships and that the responses to stress have mainly got to do with cognitive processes. As regards the role of the supervisor, most students perceived it as a kind of instrumental support followed by a perceptive and emotional one. The latter sometimes appears as a complement of the former ones. In addition to this, the students refer the importance of the supervisory process, both at a tutorial and assessment level, as a helpful strategy in the regulation of stress effects. Since both the clinical teaching and the supervision have an ecological nature, and since the interpersonal relationship during the supervisory process was regarded as highly important, with this dissertation we believe we have proved that to be a professional supervisor, one should have specific qualifications. Thus, these qualifications should be accurately defined as the nurse’s skills within lhe Nursing Career.
Descrição: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1309
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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