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Título: Mobilidade conectada nas escolas: os casos Brasil e Portugal
Autor: Lucena, Simone
Linhares, Ronaldo
Ramos, Fernando
Palavras-chave: Tecnologias
Educação
Mobilidade da Comunicação
Prouca
Magalhães
Tecnologias movies
Data: 2012
Editora: ProPEd/UERJ
Resumo: O acelerado desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) vem acontecendo desde a metade do século XX, porém é na primeira década do século XXI com a intensificação das tecnologias móveis, portáteis a exemplo dos smartphones, tablets e netebooks, que novas configurações de espaço, tempo e lugar vão surgir. Neste sentido, a palavra mobilidade tem sido utilizada com muita frequência nos últimos tempos por diferentes áreas do conhecimento. Desta forma, tanto na sala de aula como nos corredores, na quadra, auditório ou na cantina se configuram também como espaços de aprendizagem, com possibilidades de conexão com outros espaços e outras pessoas. No Brasil e em Portugal, o programa "um para um" pressupõe um avanço substancial nas políticas de inserção das tecnologias na educação. Tanto no Brasil, com Prouca, quanto em Portugal, com o e.Escola 2.0, estes programas objetivam melhorar os resultados educativos, desenvolver as competências sociotécnicas requeridas pelo mercado com o adensamento da cadeia produtiva comercial e reafirmam a necessidade de as escolas incorporarem as TIC como parte das “estratégias inclusivas, holísticas e integrais”. Este artigo pretende refletir sobre a mobilidade potencializada pelos dispositivos digitais móveis através dos programas “Um por um” implantados no Brasil e em Portugal.
The accelerated development of information and communication technologies (ICT) has been going on since the mid-twentieth century, but it is in the first decade of this century with the intensification of mobile technologies, like the portable smartphones, tablets and netebooks that new configurations of space, time and place will emerge. In this sense, the word mobility has been used frequently in recent times for different areas of knowledge. Thus, both in the classroom and the hallways, on the court, auditorium or cafeteria are configured also as places of learning, with opportunities for connection to other places and other people. In Brazil and Portugal, the "one to one" presupposes a substantial advance in the policies of integration of technology in education. In Brazil, with Prouca, as in Portugal, with 2.0 e.escola, these programs aim to improve educational outcomes, sociotechnical develop the skills required by the market with the consolidation of supply chain business and reaffirm the need for schools to incorporate ICT as part of “inclusive strategies, holistic and comprehensive.” This paper reflects on the mobility enhanced by mobile digital devices through the program “One on One” deployed in Brazil and Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/13060
ISSN: 1518-5370
Versão do Editor: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias
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