Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/12916
Título: | Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno |
Autor: | Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa |
Orientador: | Rosa, António Chagas |
Palavras-chave: | Ensino da música Ensino básico Técnicas musicais Saxofone Sons Acústica Percepção auditiva |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho de investigação pretende clarificar se a técnica contemporânea, multifónicos, ajuda ao desenvolvimento sonoro de alunos do ensino básico. Esta possibilidade foi estudada tendo como parâmetros avaliativos: a qualidade sonora, os legados, ataque (ou articulação) e homogeneidade de registo. Estes parâmetros foram avaliados por um júri externo que, através de registos áudio, avaliou dois momentos de observação divididos por uma intervenção, efetuada pelo investigador, através de exercícios de harmónicos naturais e multifónicos.
A metodologia utilizada iniciou-se com uma observação in loco e contou com dois métodos de investigação: o questionário, aplicado ao júri externo e a entrevista ao professor João Figueiredo, que acompanhou toda a implementação do projeto e que por sua vez conhecia bem os alunos participantes no estudo. The present research work intended to clarify if the contemporary technique of multiphonics helps the sonorous development of primary school pupils. This hypothesis was studied having as evaluation parameters: the sound quality, legatos, attack (or articulation) and range homogeneity. These parameters were assessed by an external jury that evaluated, through audio recordings, two moments of observation divided by an intervention, made by the researcher, through exercises of overtones and multiphonics. The used methodology began with an in loco observation and had two research methods: the survey applied to the external jury and the interview with teacher João Figueiredo, which accompanied the entire project implementation and knows well the students participating in the study. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12916 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.