Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/12750
Título: | Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo |
Autor: | Silva, Ana Filomena Antunes Pereira Gomes da |
Orientador: | Lloyd, David W. |
Palavras-chave: | Ensino da música Estratégias de ensino Afinação (música) Violoncelo |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A afinação é imprescindível para a qualidade musical. No ensino da música,
esta é uma das problemáticas mais recorrentes dos alunos que aprendem
instrumentos de cordas friccionadas. Vários professores carecem de um leque
diversificado de estratégias às quais possam recorrer para colmatarem as
dificuldades na afinação. Tendo em conta a falta de informação específica
sobre este assunto, desenvolveu-se este projeto no sentido de reunir um
conjunto de estratégias que promovam o desenvolvimento da afinação. Este
estudo longitudinal comparativo foi aplicado em quatro alunos de violoncelo.
No grupo de controlo foi implementado um conjunto reduzido de estratégias,
enquanto no grupo experimental aplicou-se um conjunto de estratégias
diversificadas. Pretendeu-se comparar o desenvolvimento da afinação entre os
dois grupos e o impacto das estratégias implementadas. A avaliação dos
dados foi realizada através de relatórios, da gravação de aulas e de uma prova
final. Os resultados sugerem que a implementação de um conjunto
diversificado de estratégias contribui positivamente para o desenvolvimento da
afinação nos alunos de violoncelo. Este projeto incentiva os professores a
recorrerem a um leque alargado de estratégias, essenciais para o progresso
no ensino da afinação. Intonation is essential for music quality. In music education this is one of the recurring problems of students who learn a string instrument. Many teachers lack a diverse range of strategies which can be used to fill difficulties in intonation. Given the lack of specific information about this issue, this project was developed with the aim of gathering a set of strategies that promote the development of intonation. This comparative longitudinal study was applied to four cello students. In the control group was implemented a limited set of strategies, while in the experimental group was applied a group of diversified strategies. It was intended to compare intonation development between the two groups and the impact of the implemented strategies. Data was evaluated through reports, recording of lessons and a final test. The results suggest that the implementation of a diversified set of strategies contributes positively to intonation development in cello students. This project encourages teachers to make use of a wide range of strategies, essential to the progress of intonation teaching. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12750 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.