Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12410
Title: | A educação para a sustentabilidade : um estudo em ciências físico-químicas no 7º ano de escolaridade |
Author: | Cunha, Maria Alice Pereira da |
Advisor: | Santos, Lucília |
Keywords: | Didáctica Ensino das ciências - Ensino básico 3º ciclo Desenvolvimento sustentável Educação ambiental Desenvolvimento dos currículos |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho tem o objetivo de analisar a influência da preparação de uma
sequência didática de CFQ na promoção de atitudes, face à sustentabilidade,
de alunos do 3º CEB. Inicia-se com uma fundamentação para a sua
realização e uma abordagem da evolução do conceito de sustentabilidade,
justificando-se, a seguir, por que, sendo um estudo de caso, este trabalho não
visa generalizar os resultados obtidos. Após a apresentação dos resultados,
recolhidos pela técnica de questionário por inquirição, faz-se a sua análise a
qual permite concluir que, de facto, incluir a preocupação com a educação
para a sustentabilidade, na organização e estrutura de uma sequência
didática, conduz os alunos à aquisição e interiorização, embora em diferentes
graus, do conceito de sustentabilidade e de comportamentos afins. Espera-se
com este estudo contribuir para uma educação para a sustentabilidade ao
demonstrar que não é necessário adicionar conteúdos ao programa mas, tão somente,
reorientar os existentes. The present work aims to analyse the influence the way an didactic sequence is prepared has on third cycle Basic Education students attidude changes, regarding sustainability. It begins with the motivation behind its achievement and an approach to the evolution of the sustainability concept, next justifying that, being a case study, this work results’ cannot be generalized. After presenting the inquiry collected data, its analysis is carried out. From this analysis it can be concluded that, in fact, the inclusion of education for sustainability concerns on the organization and structure of an didactic sequence, does lead the students to acquisition and internalization of the concept, although in different degrees, as well as to the modification of their related attitudes. With this study we expect to contribute to an education for sustainability by demonstrating that it can be done without adding more/other scientific contents to the curriculum, but by merely reorienting the present ones. |
Description: | Mestrado em Didática |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12410 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.