Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Lucíliapt
dc.contributor.authorCunha, Maria Alice Pereira dapt
dc.date.accessioned2014-06-12T14:40:03Z-
dc.date.available2014-06-12T14:40:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12410-
dc.descriptionMestrado em Didáticapt
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de analisar a influência da preparação de uma sequência didática de CFQ na promoção de atitudes, face à sustentabilidade, de alunos do 3º CEB. Inicia-se com uma fundamentação para a sua realização e uma abordagem da evolução do conceito de sustentabilidade, justificando-se, a seguir, por que, sendo um estudo de caso, este trabalho não visa generalizar os resultados obtidos. Após a apresentação dos resultados, recolhidos pela técnica de questionário por inquirição, faz-se a sua análise a qual permite concluir que, de facto, incluir a preocupação com a educação para a sustentabilidade, na organização e estrutura de uma sequência didática, conduz os alunos à aquisição e interiorização, embora em diferentes graus, do conceito de sustentabilidade e de comportamentos afins. Espera-se com este estudo contribuir para uma educação para a sustentabilidade ao demonstrar que não é necessário adicionar conteúdos ao programa mas, tão somente, reorientar os existentes.pt
dc.description.abstractThe present work aims to analyse the influence the way an didactic sequence is prepared has on third cycle Basic Education students attidude changes, regarding sustainability. It begins with the motivation behind its achievement and an approach to the evolution of the sustainability concept, next justifying that, being a case study, this work results’ cannot be generalized. After presenting the inquiry collected data, its analysis is carried out. From this analysis it can be concluded that, in fact, the inclusion of education for sustainability concerns on the organization and structure of an didactic sequence, does lead the students to acquisition and internalization of the concept, although in different degrees, as well as to the modification of their related attitudes. With this study we expect to contribute to an education for sustainability by demonstrating that it can be done without adding more/other scientific contents to the curriculum, but by merely reorienting the present ones.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDidácticapt
dc.subjectEnsino das ciências - Ensino básico 3º ciclopt
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectDesenvolvimento dos currículospt
dc.subject.otherEducação para a sustentabilidadept
dc.subject.otherAtitudespt
dc.subject.otherOrganização didáticapt
dc.subject.otherTerceiro ciclo do ensino básicopt
dc.subject.otherCiências Físico-químicaspt
dc.titleA educação para a sustentabilidade : um estudo em ciências físico-químicas no 7º ano de escolaridadept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201584441-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf16.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.