Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/12360
Título: Expressividade e performance pianística
Autor: Benetti Junior, Alfonso
Orientador: Marinho, Helena
Correia, Jorge Salgado
Palavras-chave: Música
Técnicas musicais - Piano
Interpretação musical
Estratégias de aprendizagem
Planos de estudo
Performance musical
Data de Defesa: 2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Esta tese consiste em uma pesquisa empírica sobre a expressividade musical. Os principais objetivos foram: identificar padrões e estratégias para o aprimoramento expressivo aplicados por profissionais de excelência; identificar como os performers conceitualizam a expressividade; identificar os principais componentes da expressividade; verificar relações entre a expressividade e o momento da performance; elaborar estratégias de estudo a partir das informações obtidas e aplicar estas estratégias na prática; verificar a sua pertinência e realizar uma avaliação qualitativa; e elaborar um modelo prático de estudo para a expressividade. Foram realizadas entrevistas com pianistas profissionais a fim de obter dados consistentes acerca da expressividade, e posteriormente foi conduzido um estudo de caso no qual estratégias de estudo sistematizadas a partir do relato dos pianistas foram aplicadas em um trabalho apoiado na autoetnografia, a fim de verificar a pertinência e realizar uma avaliação qualitativa sobre tais estratégias. Em termos gerais, os resultados indicaram que a expressividade consiste em um fenômeno de comunicação influenciado pela capacidade do intérprete em transmitir a mensagem e estrutura musical, cujos principais componentes compreendem elementos como o caráter, articulação e o fraseado. Além disso, os performers geralmente relacionam a expressividade a "modas" e tendências estético-interpretativas específicas e a elementos extramusicais. As principais estratégias pertinentes ao aprimoramento expressivo relacionam-se ao fraseado, realização de contrastes e sonoridade. A priorizar estes elementos, foi construído um modelo de estudo.
This thesis consists of empirical research on musical expressivity. The main objectives were: to identify patterns and strategies applied by professionals of excellence to improve expressivity; to identify how performers conceptualize expressivity; to identify the main components of expressivity; to verify relations between expressivity and the moment of performance; to elaborate study strategies based on the information obtained; to apply these strategies in practice; to verify their pertinence and conduct a qualitative evaluation; and to develop a practical model for the study of expressivity. Interviews were conducted with professional pianists in order to obtain consistent data about expressivity, and subsequently a case study was undertaken, whereby systematized study strategies from the pianists' reports were applied in a work based on autoethnography, in order to verify their relevance and perform a qualitative evaluation of such strategies. In general, results showed that expressivity consists of a communication phenomenon influenced by the ability of the interpreter to transmit the message and musical structure, whose main components include elements such as character, articulation, and phrasing. Moreover, performers generally relate expressivity to "trends" and aesthetic-interpretative tendencies, and to extra-musical elements. The main strategies relevant to the expressive improvement were related to phrasing, performance of contrasts, and sonority, and hence a study model prioritizing these elements was devised.
Descrição: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12360
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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