Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1233
Título: PT teleaula : impacto na participação, interacção e inclusão
Autor: Amorim, Filomena Barbosa
Orientador: Almeida, Ana Margarida Pisco
Osório, António José Meneses
Palavras-chave: Ensino especial
Ensino multimedia
Ensino à distância
Tecnologia da informação
Integração escolar
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: As transformações geradas pelo culminar do clima de guerra no século XX, principalmente na segunda metade, reflectiram-se na estrutura social e, subsequencialmente, escolar que, inevitavelmente, tiveram as suas repercussões na forma como se entendia e aceitava a deficiência. Consequência de um trilho igualmente evolutivo, deparamo-nos, no actual contexto, com a crescente disseminação das novas tecnologias da informação e da comunicação. Da união destas duas realidades díspares e simultaneamente complementares, esta investigação propõe-se a estudar o impacto das soluções tecnológicas no percurso educativo, num determinado público-alvo, atendendo, assim, às suas especificidades. Neste sentido, este trabalho, através da metodologia de estudo de caso, procura conhecer os processos de participação, interacção e inclusão de alunos com doença oncológica, através da utilização de uma solução tecnológica. Esta solução tecnológica advém da responsabilidade social de uma empresa portuguesa – a Portugal Telecom – que, através da Fundação PT e com o apoio da PT Inovação, desenvolvem e disponibilizam todos os meios técnicos necessários para que os alunos com deficiência possam assistir às aulas, a partir de suas casas. Cabe também aqui referir o papel mediador do Ministério da Educação, enquanto entidade superior, a quem competem todas as responsabilidades legais de foro educativo. O presente estudo, após a análise de todos os dados recolhidos, permite concluir que a solução PT Teleaula proporciona, em diferentes graus, a participação, a interacção e a inclusão dos alunos portadores de deficiência, através dos distintos modos de que dispõe para facultar a comunicação entre a escola e os alunos. ABSTRACT: The changes generated by the culmination of the climate of war in the 20th century, especially in the second half, were reflected in the social, and subsequently educational, structure, which inevitably had repercussions in the way disability is understood and accepted. In the current context, and as a result of an equally evolutionary path, we are faced with the increasing spread of new information and communication technologies. Based on the union of these two disparate and simultaneously complementary realities, this research sets itself to study the impact of technological solutions on the educational process of a particular audience, taking into consideration its specific characteristics. Adopting a case study methodology, this project seeks to understand the participation, interaction and inclusion processes of students suffering from oncological disease, through the use of a technology solution. This technological solution emanated from the social responsibility of a Portuguese company - Portugal Telecom - which, through the PT Foundation and with the support of PT Inovação, developed and made available all the necessary tools for students with disabilities to be able to attend classes at their homes. It is important to mention here the mediating role of the Ministry of Education, as a higher entity with all the legal responsibilities in the educational forum. After analyzing all the data collected, we can conclude that the PT Teleaula solution provides opportunities, to different degrees, for the participation, interaction and inclusion of students with disabilities through the various modes it has available to establish communication between the school and students.
Descrição: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1233
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010001092.pdf1.74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.