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Título: Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia
Autor: Rocha, Inês Nunes
Orientador: Veloso, Ana Isabel
Mealha, Óscar
Palavras-chave: Comunicação multimédia
Jogos educativos
Videojogos
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A presente dissertação tem como objectivos: propor uma adaptação de uma instalação já existente, Interactive Multimédia Playroom (IMP), para um público-alvo de crianças (dos 7 aos 11 anos); o que implica uma solução tecnológica alternativa à existente, dentro do ambiente da instalação. Apresenta ainda diferentes propostas de jogos, como estratégias de interacção, para a nova instalação desenvolvida; o que resulta na implementação de um protótipo da instalação multimédia interactiva e de interface tangível adaptada ao novo público-alvo. Neste contexto, esta dissertação desenvolve-se num âmbito alargado de áreas do conhecimento, uma vez que se trata de um produto multifacetado, que atravessa: a) a teoria dos jogos, que ajuda a definir um dos parâmetros da questão de investigação; b) a psicologia do desenvolvimento, que auxilia na caracterização do público-alvo; c) apresentação da instalação de origem, o Interactive Multimédia Playroom (IMP) e d) à exploração de alguns artefactos tecnológicos, interactivos e lúdicos. Interligando estas áreas e também através da ergonomia aplicada ao design de produtos, concebe-se uma nova instalação – o IMP3 – para crianças dos 7 aos 11 anos. Assim, propõem-se alguns jogos como novas estratégias de interacção; um redimensionamento das infra-estruturas; reconcepções dos equipamentos da instalação e, ainda, uma solução tecnológica que viabilize a interligação entre os anteriores. Uma avaliação preliminar revela uma apropriação generalizada dos equipamentos modificados, algumas fragilidades na solução tecnológica implementada e sugestões para desenvolvimentos e avaliações futuras. ABSTRACT: This dissertation proposes an adaptation of a pre-existing installation, the Interactive Multimedia Playroom (IMP), for a target-audience of children from ages 7 to 11, implying alternative technological modifications to the original IMP. Different proposals for games, as interactive strategies, are also present in the new installation developed, resulting in a prototype of the interactive multimedia installation, adapted to the new target-audience. In this context, this dissertation involves various areas of knowledge, seeing as it’s a multi-faceted product, which covers: a) the theory of games, which helps define the parameters for the question under investigation; b) developmental psychology, which permits a characterization of the target-audience; c) presentation of the original installation, the IMP and d) the exploration of a few technological, interactive and ludic artifacts. Using these areas along with ergonomics applied to the design of the products, a new installation for children was conceived – the IMP3. We therefore propose new interactive game strategies; a re-dimensioning of the infrastructure; re-conceptualization of the installation’s equipment, and a technological solution connecting all of the above. A preliminary evaluation reveals a generalized appropriation of the equipments that were modified, some weaknesses in the technological solution implemented and suggestions for future development and evaluations.
Descrição: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1208
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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