Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11853
Title: A matemática em ambiente virtual: potencialidades dos blogues
Author: Carrilho, Cristina
Cabrita, Isabel
Keywords: Matemática
Tecnologias de informação e comunicação
Issue Date: 2008
Publisher: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Abstract: Ao longo dos tempos, a matemática esteve sempre presente na actividade humana, tendo contribuído para o avanço do conhecimento em geral e da Ciência em particular. Por estas razões, é um imperativo que a escola faculte uma adequada formação matemática a todos os jovens, mesmos àqueles que, porventura, no final da escolaridade obrigatória, pretendam integrar o mundo do trabalho e não prosseguir os seus estudos. De acordo com o referido em Carrilho (2006), tal formação deve proporcionar o desenvolvimento de inúmeras competências, o que implica, forçosamente, a disponibilização de ambientes de aprendizagem abertos, diversificados, interactivos e cooperativos, capazes de promoverem um equilíbrio entre a construção e aplicação de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades, aptidões, atitudes e valores consonantes com as novas exigências que se colocam ao cidadão do século XXI. Com efeito, impõe-se uma reestruturação dos paradigmas educativos, o que, na opinião de muitos investigadores, implica uma adequada integração das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como é o caso da Internet e da WWW em particular, em todo o processo de ensino e aprendizagem da matemática, dado que estes meios permitem inovar o ensino desta disciplina com repercussões interessantes no processo de aprendizagem. Neste cenário, culminouse, em 2006, um estudo de caso num contexto de investigação-acção inscrito na intersecção da articulação entre a área curricular não disciplinar Estudo Acompanhado (EA) e a Matemática e na vivência de experiências de aprendizagem matemáticas inovadoras e variadas, sustentadas pela exploração de materiais disponíveis na WWW (Carrilho & Cabrita, 2007). Os resultados investigativos, recolhidos segundo uma vertente mista - quantitativa e qualitativa, numa lógica de complementaridade –, permitiram constatar que a integração da WWW, nas actividades lectivas de Matemática e de EA, contribuiu para motivar os alunos para uma aprendizagem mais profunda, significativa e eficaz da matemática, bem como para uma visão mais positiva e correcta daquelas áreas. Para além disto, foi igualmente possível promover o desenvolvimento de um amplo conjunto de competências por parte dos alunos, como é o caso da pesquisa na WWW (em grupo), da formulação e resolução de tarefas envolvendo a proporcionalidade inversa e da comunicação (em) matemática. O estudo anteriormente citado proporcionou posteriores desenlaces, designadamente em relação ao modo como a investigadora actualmente rendibiliza determinados recursos da WWW, em especial o «edublogue». De facto, o blogue educacional passou a sustentar e complementar a sua prática lectiva: em aulas de Matemática, durante as sessões de EA ou Formação Cívica e em Salas de Estudo. O propósito principal deste texto é a partilha de conhecimento empírico, resultante da vivência, em contexto matemático, de experiências potenciadas por um meio – o blogue – acessível a todos, incluindo aqueles que não têm um grande à-vontade em lidar com determinados recursos da Internet, em virtude dos diminutos conhecimentos de programação exigidos para a sua utilização.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/11853
Publisher Version: http://www.spiem.pt/publicacoes/arquivo/encontro-2008/
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2008) A matematica em ambiente virtual.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.