Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarrilho, Cristinapt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2014-02-19T17:00:32Z-
dc.date.available2014-02-19T17:00:32Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11853-
dc.description.abstractAo longo dos tempos, a matemática esteve sempre presente na actividade humana, tendo contribuído para o avanço do conhecimento em geral e da Ciência em particular. Por estas razões, é um imperativo que a escola faculte uma adequada formação matemática a todos os jovens, mesmos àqueles que, porventura, no final da escolaridade obrigatória, pretendam integrar o mundo do trabalho e não prosseguir os seus estudos. De acordo com o referido em Carrilho (2006), tal formação deve proporcionar o desenvolvimento de inúmeras competências, o que implica, forçosamente, a disponibilização de ambientes de aprendizagem abertos, diversificados, interactivos e cooperativos, capazes de promoverem um equilíbrio entre a construção e aplicação de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades, aptidões, atitudes e valores consonantes com as novas exigências que se colocam ao cidadão do século XXI. Com efeito, impõe-se uma reestruturação dos paradigmas educativos, o que, na opinião de muitos investigadores, implica uma adequada integração das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como é o caso da Internet e da WWW em particular, em todo o processo de ensino e aprendizagem da matemática, dado que estes meios permitem inovar o ensino desta disciplina com repercussões interessantes no processo de aprendizagem. Neste cenário, culminouse, em 2006, um estudo de caso num contexto de investigação-acção inscrito na intersecção da articulação entre a área curricular não disciplinar Estudo Acompanhado (EA) e a Matemática e na vivência de experiências de aprendizagem matemáticas inovadoras e variadas, sustentadas pela exploração de materiais disponíveis na WWW (Carrilho & Cabrita, 2007). Os resultados investigativos, recolhidos segundo uma vertente mista - quantitativa e qualitativa, numa lógica de complementaridade –, permitiram constatar que a integração da WWW, nas actividades lectivas de Matemática e de EA, contribuiu para motivar os alunos para uma aprendizagem mais profunda, significativa e eficaz da matemática, bem como para uma visão mais positiva e correcta daquelas áreas. Para além disto, foi igualmente possível promover o desenvolvimento de um amplo conjunto de competências por parte dos alunos, como é o caso da pesquisa na WWW (em grupo), da formulação e resolução de tarefas envolvendo a proporcionalidade inversa e da comunicação (em) matemática. O estudo anteriormente citado proporcionou posteriores desenlaces, designadamente em relação ao modo como a investigadora actualmente rendibiliza determinados recursos da WWW, em especial o «edublogue». De facto, o blogue educacional passou a sustentar e complementar a sua prática lectiva: em aulas de Matemática, durante as sessões de EA ou Formação Cívica e em Salas de Estudo. O propósito principal deste texto é a partilha de conhecimento empírico, resultante da vivência, em contexto matemático, de experiências potenciadas por um meio – o blogue – acessível a todos, incluindo aqueles que não têm um grande à-vontade em lidar com determinados recursos da Internet, em virtude dos diminutos conhecimentos de programação exigidos para a sua utilização.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherSecção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt
dc.titleA matemática em ambiente virtual: potencialidades dos bloguespt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date19-20 abril, 2008pt
ua.event.typemeetingpt
degois.publication.firstPage404pt
degois.publication.lastPage421pt
degois.publication.titleAtas do XVII Encontro de Investigação em Educação Matemáticapt
dc.relation.publisherversionhttp://www.spiem.pt/publicacoes/arquivo/encontro-2008/pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2008) A matematica em ambiente virtual.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.