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Título: Estratégia de design de produtos lúdico/didácticos para crianças : estudo de um caso_ Imaginarium
Autor: Cordas, Magda Isabel Galamarra
Orientador: Mota, João António de Almeida
Nunes, Pintor António Modesto da Conceição
Palavras-chave: Design de produtos
Gestão de marketing
Brinquedos
Ludicidade
Desenvolvimento das crianças
Data de Defesa: 2008
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A presente investigação encontra-se estruturada em três partes fundamentais. A primeira parte, organiza uma fundamentação teórica que se inicia com o conceito de ludicidade, distinguindo a sua importância para o crescimento infantil. Prosseguese com a enunciação das características elementares, do desenvolvimento motor, intelectual e social da criança, desde o nascimento até aos doze anos, referencial etário do nosso trabalho. Seguidamente é desenvolvida uma abordagem referente à importância do papel do marketing nos produtos dirigidos às crianças e como decorre a sua interacção com este público-alvo. No âmbito desta abordagem, demonstra-se ainda a importância e o papel da publicidade na sociedade infantil, evidenciando-se a sua função informativa e persuasiva, bem como os efeitos dessa publicidade televisiva para crianças. Para finalizar este ponto, é focada a importância do conceito de identidade e da embalagem do produto, como extensões de comunicação proeminentes nas estratégias de comunicação dos produtos lúdico/didácticos para o público infantil. A primeira parte termina com o enunciado de normas e regulamentos de segurança sobre brinquedos, estabelecidos na legislação portuguesa. A segunda parte debruça-se especificamente sobre o design de produtos lúdico/ didácticos para crianças, acentuando o posicionamento desta disciplina na concepção e comunicação dessa classe de produtos. A terceira e última parte expõe um estudo de caso — a Empresa Imaginarium — cujo objectivo central se centra na análise das estratégias que a empresa inquirida utiliza na concepção e comunicação dos seus produtos. No sentido de se ratificar os fundamentos teóricos, decorrentes da reflexão das fases anteriores, com o objectivo de se poder compreender a contribuição do design como uma mais valia na definição de uma estratégia de concepção e comunicação de produtos lúdico/didácticos para crianças. E, por outro lado, proporcionar aos actuais e futuros actores da esfera do comércio de brinquedos, uma base de conhecimentos que lhes permita percepcionar quais os pontos a considerar na definição de uma estratégia de concepção e comunicação para os produtos/empresas. ABSTRACT: The present inquiry is structured in three basic parts. The first part, organizes a theoretical foundation that begins with the concept of ludicity, distinguishing its importance in child growth. It continues with the enunciation of basic characteristics of motor, intellectual and social development of the child, from birth to twelve years, referential age of our work. Then it is developed an approach regarding the importance of the role of marketing in products aimed at children and follows its interaction with the audience. Under this approach, it still demonstrates the importance and role of advertising in children’s society, highlighting its function is informative and persuasive, and the effects of those television advertising for children. Finally, it focused the importance of identity and packaging of the product, as extensions of the prominent in the strategies of communication in playful/teaching products for children. The first part end up listing the rules and regulations on toy safety, established in Portuguese legislation. The second part specifically discusses the design of playful/teaching products for children, accentuating the positioning of this subject in the conception and communication of these products. The third and last part displays a case study _ the Company Imaginarium _ whose main purpose in the analysis of the strategies that the inquired company uses in the conception and communication of its products. The goal is to prove the theories from the previous stages, so that we can understand the contribution of design as one more value on the definition of a strategy of conception and communication of playful/teaching products for children. On the other hand, pretend to provide today and future toys business actors, the right knowledge that will allow them to understand which spots to take into consideration on the definition of a conception and communication strategy for the products/companies.
Descrição: Mestrado em Design, Materiais e Gestão do Produto
URI: http://hdl.handle.net/10773/1148
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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