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http://hdl.handle.net/10773/11371
Título: | A poética da substância : procedimentos da alquimia em artistas contemporâneos |
Autor: | Freitas, Juliana Alvarenga |
Orientador: | Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de Moreira, Alexandra Beleza |
Palavras-chave: | Criação artística Arte contemporânea Alquimia |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | No contexto de um espectro fundante da poíesis, esta investigação parte da
noção de substância em Aristóteles para identificar, por analogia, quatro
princípios conceituais da alquimia em obras de quatro artistas
contemporâneos: Damien Hirst, Joseph Beuys, Weerasethakul Apichatpong e
Anselm Kiefer. Transformação da matéria, Foetido Purus, Solve et Coagula e a
Correspondência entre Macrocosmo e Microcosmo são procedimentos da arte
alquímica que estruturam também trabalhos destes artistas. As obras
analisadas e os procedimentos identificados refletem uma transformação, que
se manifesta através de uma dinâmica de coexistência e interdependência de
opostos. Esta transformação se manifesta como potência — como
desvelamento de um conhecimento encerrado nas obras, nos artistas, nos
espectadores e na própria natureza. Pela abrangência e importância estrutural
das obras, é plausível afirmar que a investigação identifica uma tendência,
relacionada a um modo determinado de reinserção da natureza na arte
contemporânea. In the context of a poíesis foundational spectrum, this research starts from the notion of substance in Aristotle to identify, by analogy, four conceptual principles of alchemy in works of four contemporary artists: Damien Hirst, Joseph Beuys, Weerasethakul Apichatpong e Anselm Kiefer. Matter transformation, Foetido Purus, Solve et Coagula and Correspondence between Macrocosm and Microcosm are procedures of alchemical art that also structure works of these artists. The analyzed works and identified procedures reflect a transformation, which manifests itself through a coexistence and interdependence of opposites dynamic. Such transformation manifests itself as potency — as unveiling of a knowledge ended in the works, the artists, the audience and nature itself. Given its broad scope and structural importance of the works, it is plausible to say that the research identifies a tendency, related to a specific way of nature reintegration in contemporary art. |
Descrição: | Mestrado em Criação Artística e Contemporânea |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11371 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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