Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/11318
Título: Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro
Autor: Gerhardt, Roberto Osvaldo
Orientador: Providência, Francisco
Sousa, Álvaro José Barbosa de
Palavras-chave: Design
Museografia
Museus - Sinalética
Visualização gráfica
Data de Defesa: 2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente projeto desenvolve-se no contexto da museografia e decorre do tema genérico do design da identidade. Procura-se contribuir para a comunicação do património histórico e cultural da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, intervindo no interior de sua Igreja sem interferir na atmosfera do local. Focam-se temas essenciais associados às disciplinas do conhecimento pertinentes para as diversas questões estratégicas, analisando, sobretudo, uma solução com um carácter multifuncional que não só não se sobreponha aos artefactos expostos, como também permita manter a disponibilidade do local para as celebrações religiosas. Para o desenvolvimento desta investigação foram utilizados dois procedimentos metodológicos: Revisão bibliográfica e prática projetual. Para a revisão bibliográfica foram pesquisados autores e correntes de pensamento relevantes ao estudo. Para o projeto de comunicação foi efetuada uma pesquisa direcionada para a procura de um elemento simbólico que represente na sua plenitude a simbologia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e para a museografia, foi efetuado um levantamento completo das informações arquitectónicas e culturais da Igreja da Misericórdia visando informar o acervo aos visitantes. Como pressuposto de contribuir para potencializar os valores culturais e conceituais da instituição, recorre-se, por um lado, aos recursos técnicos, tecnológicos e Know-how existentes, assim como à identidade da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e atuais considerações em torno do branding e da museografia. Resultam do presente projeto a identificação e comunicação do acervo histórico e cultural da instituição e o desenho de uma nova identidade visual capaz de comunicar o património da instituição na contemporaneidade, fortalecendo a sua identidade tanto interna como externamente. Pretende-se que a identidade visual da Misericórdia, amparada pela museografia, possa aproximar a comunidade e a instituição, refletindo, numa nova sensibilidade comunicacional estética, o caráter que a marca pretende implementar.
The current project is being developed in a museography context and it stems from the generic theme of identity design. The aim is to contribute to the historical and cultural heritage of Aveiro’s Santa Casa da Misericórdia, by intervening in the interior of its church without interfering in the local atmosphere. We focus on essential themes, associated with relevant knowledge disciplines on the various strategic questions, analyzing, above all, a solution with a multifunctional character that not only does not overlap the artifacts on display, but can also keep the availability for religious celebrations. In this investigation’s development, two methodological procedures were used: bibliographical revision and design practice. For the bibliographical revision, authors and relevant currents of thought to this study were researched. For the communication project, an investigation was conducted which focused on the search for a symbolic element that fully represents the symbology of the Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. On the museography, a complete auditing of the architectural and cultural informations of the Igreja da Misericórdia aiming to inform the collection to its visitors. With the objective of contributing for the potentiation of cultural and conceptual values of the institution, we resort, on one hand on technical and technological resources as well as existing know-how, and on the other on the Aveiro’s Santa Casa da Misericórdia identity and current considerations around branding and museography. The current project results in the identification and communication of the historical and cultural collection of the institution and the development of a new visual identity, capable of communicating the institution’s contemporary heritage, strengthening both its internal and external. The goal is that the Misercórdia’s visual identity, supported by museography, can bring together the community and the institution, reflecting in a new aesthetical communicational sensitivity the character that the brand intends to implement.
Descrição: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/11318
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7677.pdf30.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.