Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10924
Title: A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia
Author: Leite, Abílio Jorge da Cruz Soares
Advisor: Nunes, Filipe José Casal Teles
Pinto, Ricardo Jorge
Keywords: Gestão pública
Gestão estratégica
Marcas
Estratégias de comunicação
Marketing
Estudos de caso
Administração local
Defense Date: 14-Dec-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O tema central deste trabalho é identificar os mecanismos de comunicação utilizados por uma autarquia, concretamente, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia que permitem que hoje, o concelho de Gaia seja referenciado como um exemplo de uma autarquia que conseguiu, ao fim de uma década, transpor a barreira de “concelho da margem esquerda do Porto” para uma referência incontornável dos municípios portugueses. Ao longo deste trabalho tentaremos clarificar a importância de se conseguir criar uma marca identitária da autarquia, com benefício para os munícipes, ao mesmo tempo que implique tornar-se num forte íman de atração de investimento, de modo a que sejam desenvolvidas condições para a implantação de atividade económica, ao mesmo tempo que se desenvolvem políticas amigas do cidadão. Seguidamente, estudaremos a importância da gestão estratégica de comunicação com o intuito de se alcançar diferentes tipos de audiências e o maior número possível, transmitindo as potencialidades e o que de bom se faz num concelho, de modo a tornar os munícipes e toda a sociedade civil nos verdadeiros embaixadores da política de desenvolvimento autárquico. Terminaremos a identificar os diferentes mecanismos de comunicação utilizados, bem como a tentar encontrar os pontos fortes e mais débeis de cada um.
The central theme of this work is to identify the mechanisms of communication used by a municipality, namely the Municipality of Vila Nova de Gaia that enable today the municipality of Gaia is referenced as an example of a municipality that has, at the end of a decade, the barrier of "county of the left bank of the Port" for an inevitable reference of Portuguese municipalities. Throughout this paper we will try to clarify the importance of getting to create a brand identity of the municipality, to the benefit of the citizens, while incurring become a powerful magnet for attracting investment, so that conditions are developed for deployment economic activity, while they develop policies friendly citizen. Next, we study the importance of strategic management of communication in order to reach different types of audiences and a maximum transmitting capabilities and what good is done in the county, to make all the citizens and civil society the true ambassadors of municipal development policy. We will finish identifying the different communication mechanisms used, as well as trying to find the strengths and weakest of each.
Description: Mestrado em Governação, Competitividade e Políticas Públicas
URI: http://hdl.handle.net/10773/10924
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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