Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/10158
Título: | Música contemporânea como estratégia de motivação no ensino do piano |
Autor: | Fernandes, Maria Francisca Navarro de Castro Gomes |
Orientador: | Santana, Helena |
Palavras-chave: | Educação musical Música contemporânea Motivação para a aprendizagem Processo de aprendizagem Competências de estudo Técnicas instrumentais Piano |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este Projeto teve como objetivo compreender a influência de uma abordagem
focada em repertório contemporâneo nos níveis de motivação de alunos com
idade compreendida entre 6 a 9 anos. É ainda realizada uma reflexão e
comparação do impacto desta nova abordagem paralelamente com a
abordagem adotada presentemente nas Instituições em geral. O Projeto foi
realizado em duas Escolas da cidade do Porto e Matosinhos, reunindo no total
uma amostra de 20 alunos agrupados em dois grupos de 10 alunos, o grupo
de controlo e o grupo experimental. Ambos os grupos são subdivididos em
grupos de 5 alunos por escola. Os dados analisados foram recolhidos a partir
ferramentas pensadas, estruturadas e fundamentadas, com a finalidade de
obter resultados coerentes e conclusões objetivas sobre os níveis de
motivação e consequência desta no desenvolvimento de competências
cognitivas, afetivas, musicais e técnicas. Os resultados demonstram um
impacto positivo na aprendizagem musical, não comprometendo o uso de
repertório contemporâneo no ensino do piano. This project aimed to understand the influence of an approach focused on contemporary repertoire in the levels of motivation of students aged 6 to 9 years. It also held a discussion and comparison of the impact of this new approach in parallel with the approach currently in institutions in general. The project was conducted in two schools in the city of Porto and Matosinhos, bringing the total sample of 20 students divided into two groups of 10 students, the control group and the experimental group. Both groups are subdivided into groups of 5 students per school. The data analyzed were collected from thoughtful, reasoned and structured tools, in order to obtain consistent results and objective conclusions about levels of motivation and consequence in the development of cognitive, affective, musical and techniques skills. The results demonstrate a positive impact on learning music, not compromising the use of contemporary repertoire in teaching piano. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10158 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Maria Francisca Fernandes.pdf | 187.49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.