Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9760
Title: | Inadaptação escolar e estrutura educativa |
Author: | Coelho, Carlos Meireles |
Keywords: | Reforma do sistema educativo Democratização da educação Igualdade de oportunidades Diversificação da educação e formação Integração na escola e na sociedade |
Issue Date: | May-1982 |
Publisher: | Câmara Municipal de Vila Real, Núcleo Cultural |
Abstract: | A reforma Veiga Simão (1973) não chegou a ser implementada e em 1980 o governo pôs em discussão pública uma proposta para que houvesse uma lei de bases do sistema educativo em Portugal. Nesse contexto reflecte-se sobre as finalidades e objectivos para o sistema educativo, o que se pretende com a educação na sociedade, que democratização queremos construir com uma educação permanente onde todos e cada um tenham oportunidade de aprender a encontrar o seu lugar na sociedade. Aplica-se o conceito de adaptação e inadaptação às escolas segregadoras que temos, constatando a sua inadaptação ao não aceitar à partida cerca de 5% das crianças com dificuldades e por ir segregando em cada nível cerca de 30% das que vão restando. Defende-se que a estrutura educativa se deve diversificar deixando de oferecer a mesma educação igual para todos de modo a que se torne a melhor educação para cada um: numa educação básica para todos desde os 4 anos de idade que vá integrando acções educativas diversificadas de tipo escolar, extra-escolar e pré-profissional; seguida de um ensino médio diversificado em áreas de educação e formação; culminando no ensino superior universitário. E que todo o sistema educativo seja integrador: que acolha cada um como é e o prepare o melhor possível para que seja capaz de encontrar um lugar na sociedade. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9760 |
Appears in Collections: | DEP - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1982 Inadaptação escolar.pdf | Inadaptação escolar e estrutura educativa | 11.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.