AJUDA RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Conteúdos da Ajuda:

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Percorrer
Pesquisa
Pesquisa Avançada
Pesquisa por Assunto
Comunidades
Coleções
Entrar/Registar-se no Repositório
Submeter documentos
Formatos de ficheiros
Endereços persistentes (handles)
Área Pessoal
Editar conta
Serviço de alertas por e-mail
 

O O Repositório Institucional da Universidade de Aveiro é um sistema de informação que armazena, preserva, divulga e dá acesso à produção intelectual da Universidade de Aveiro em formato digital, através da Web e de forma gratuita, em regime de acesso livre.

Estrutura-se em Comunidades que correspondem aos departamentos, serviços, escolas politécnicas, unidades de investigação e laboratórios associados da universidade . Dentro de cada comunidade, o RIA está organizado em coleções, que correspondem à tipologia dos documentos. Cada coleção pode conter um número ilimitado de documentos.


PERCORRER topo

Percorrer permite-lhe iniciar a sua pesquisa por:

Comunidades & Coleções: através das comunidades, por ordem alfabética; permite ver as sub-comunidades e coleções dentro de cada comunidade.

Títulos: através de uma lista alfabética de todos os títulos dos documentos no Repositório.

Autores: através de uma lista alfabética de todos os autores de documentos no Repositório.

Assuntos: através de uma lista alfabética de temas atribuídos a documentos no Repositório.

Data: através de uma lista de todos os documentos no Repositório, por ordem cronológica inversa.

Para utilizadores com ligação à UA, o registo no sistema é realizado mediante os dados de autenticação de UU (utilizador universal). Deverá registar-se no sistema (escolhendo a opção “Área Pessoal”) se pretender:

Para depósito de documentos no Repositório deverá ser um utilizador registado ao qual forma previamente atribuídas permissões de depósito numa ou em mais comunidades

Área Pessoal é uma página pessoal que é mantida por cada membro. Esta página pode conter uma lista de documentos que estão em processo de depósito, ou uma lista de documentos que aguardam validação . Esta página irá também disponibilizar as informações sobre os serviços pessoais oferecidos pelo Repositório, tais como alertas por e-mail ativados por coleção quando novos documentos lhe forem adicionados.

Editar conta permite a alteração dos dados pessoais.

Ajuda é o texto que lê neste momento.

DSpace informa-o sobre o projecto DSpace e o seu desenvolvimento.


PESQUISA topo

Para pesquisar em TODO o Repositório, utilize a caixa na parte superior da barra de navegação do lado esquerdo (ou a caixa de pesquisa no meio da página inicial)

Search Box

Para limitar a pesquisa a uma determinada comunidade ou coleção, entre nessa comunidade/coleção e utilize a barra de pesquisa nessa página.

Search Box

A plataforma DSpace utiliza o motor de pesquisa Jakarta Lucene search engine.

Algumas indicações de pesquisa:

Pesquisa rápida
A(s) palavra(s) digitada(s) na caixa de pesquisa serão pesquisadas em todos os campos - título, autor, assunto, resumo, série, editor de cada documento existente, bem como o texto integral dos documentos.

Palavras vazias -
- Palavras que não são pesquisáveis. O motor de pesquisa ignora determinadas palavras que ocorrem com frequência, mas não acrescentam valor para a pesquisa. Eis alguns exemplos:

"a", "and" , "are" , "as" , "at" , "be" , "but" , "by" , "for" , "if" , "in" , "into",

"is" ,"it" ,"no" , "not" , "of" , "on" , "or" , "such", "the" , "to" , "was"

Truncar
Use um asterisco (*) depois da raiz de uma palavra para obter todas as palavras que começam por essa raiz, por exemplo:

Selec*    recuperará

seleccionar, selector, selecção, selecções

Pesquisa por frase
Para pesquisar usando várias palavras, organizadas como frase, coloque aspas (") antes e depois da frase.

"mudança organizacional"

Pesquisa por termo exacto
Coloque um sinal mais (+) antes de uma palavra, se pretende que ela apareça no resultado da pesquisa. No exemplo seguinte a palavra "training" é opcional, mas a palavra "dog" deve estar no resultado.

Refinar a pesquisa
Coloque um sinal menos (-) antes de um termo se não quer que ele apareça nos resultados de pesquisa. Em alternativa, pode usar NOT. Por exemplo, na pesquisa

  ou  

obterá os documentos que contenham a palavra "training", excepto aqueles que também contêm a palavra "cat".

Pesquisa Booleana

Podem ser utilizados, para combinar termos, os seguintes operadores booleanos:

Note que eles devem ser utilizados em MAIúSCULAS!

AND - para limitar a pesquisa a documentos que contenham todas as palavras ou frases combinadas com este operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contenham simultaneamente as palavras "cats" e "dogs".

OR - para ampliar pesquisas a documentos que contenham qualquer uma das palavras ou expressões em torno deste operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contenham quer a palavra "cats" quer a palavra "dogs".

NOT - exclui documentos que contenham a palavra após este operador. Por exemplo,

will irá recuperar todos os documentos que contêm a palavra "training" excepto os que contêm também a palavra "cat".

Podem utilizar-se parênteses para construir uma equação de pesquisa (agrupar termos e operadores de pesquisa). Exemplo:


PESQUISA AVANÇADA topo

A página de pesquisa avançada permite especificar os campos que deseja pesquisar e combinar esses termos com os operadores Booleanos "and", "or" ou "not".

Pode limitar a pesquisa a uma comunidade, seleccionando-a na caixa "Pesquisar". Se quiser que sua pesquisa abranja TODO o Repositório, deixe o valor que aparece por defeito.

Em seguida, selecione o tipo de pesquisa na coluna da esquerda, digite a palavra ou frase a pesquisar no campo "Pesquisar por" e selecione o operador booleano na caixa correspondente.

Nota: Deve utilizar as caixas de entrada por ordem. Se deixar a primeira em branco, a pesquisa não irá funcionar.


PESQUISA POR ASSUNTO topo

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descritores de conteúdo ou assunto. São mantidos por organismos de normalização, que garantem a uniformidade de classificação dos documentos nos repositórios. Constituem ajuda à pesquisa, aumentando a probabilidade de recuperar documentos relevantes para o utilizador.

Filtrar a lista de assuntos irá remover dos resultados da pesquisa os documentos que não coincidem com o filtro usado. Os restantes são qualquer categoria ou sub-categoria onde se inclui o filtro em qualquer lugar na hierarquia.

Para procurar no repositório documentos por assunto, assinale todas as caixas que for necessário ao lado dos descritores, antes de clicar em "Procurar...". A pesquisa irá devolver todos os documentos que correspondam exactamente aos assuntos seleccionados, ou que são classificados a um nível mais elevado dessa categoria. Clicando no "+" ao lado da categoria irá expandir a árvore para lhe mostrar que refinamentos estão disponíveis para o assunto seleccionado.


COMUNIDADES topo

A estrutura do RIA reflete a lógica organizacional da Universidade de Aveiro, de forma a permitir um melhor conhecimento da produção científica por áreas, unidades de investigação e departamentos, resultando numa gestão de informação mais eficiente. Estrutura-se, assim, em comunidades que correspondem aos departamentos, serviços, escolas politécnicas, unidades de investigação e laboratórios associados e em possíveis subcomunidades, de acordo com as especificidades da cada Comunidade. Dentro de cada comunidade, o Repositório está organizado em coleções, que correspondem à tipologia de documentos, previamente definida

Cada comunidade tem sua própria página de entrada, que pode conter informações, notícias e links de acordo com os interesses dessa comunidade, bem como uma lista das Coleções dentro da comunidade.


Coleções topo

As comunidades podem manter um número ilimitado de coleções. As coleções estão organizadas por tipo de documento.

Cada coleção tem sua própria página de entrada, que pode conter informações, notícias e links de acordo com os interesses dos utilizadores dessa coleção, bem como uma lista das Coleções dentro da comunidade.


ENTRAR/REGISTAR-SE NO Repositório topo

Quando se acede a uma área do Repositório que requer autorização, o sistema irá pedir-lhe para fazer login. Todos os utilizadores podem registar-se para se tornarem subscritores. Algumas funções, como é o caso do depósito de documentos, são restritas aos docentes e investigadores da Universidade de Aveiro.

Caso seja utilizador externo, será necessário digitar o seu endereço completo de e-mail e respectiva password no formulário.

Exemplo: moniker@mycorp.com

Não esqueça que a sua password é sensível a letras maiúsculas ou minúsculas. Clique em "Entrar" para continuar.


DEPÓSITO Início

Interrupção do processo de depósito:

Em qualquer passo do processo de depósito pode parar e guardar o seu trabalho para o retomar posteriormente, clicando no botão "cancelar/guardar". Os dados já introduzidos serão armazenados até que o processo seja retomado e, nessa altura, a sua página "Área Pessoal" irá lembrar-lhe que tem uma tarefa em curso. Se sair acidentalmente do processo de depósito, pode sempre retomá-lo a partir da sua página "Área Pessoal". Também pode cancelar o depósito em qualquer altura.

Barra de Progresso – Botões ovais no cimo da página:

No topo da página irá encontrar 7 botões ovais que representam cada uma das etapas no processo de depósito. À medida que avança, vão mudando as cores dos botões ovais. Depois de começar podem usar-se estes botões para andar para a frente e para trás dentro do processo de depósito, clicando sobre eles.

Opções de depósito – Duas opções:

Como depositante, quando acede à sua área pessoal, dispõe de duas opções para o depósito de documentos. A Opção 1 - Auto-arquivo - trata-se do processo manual de descrição do documento, um a um, mediante o workflow definido no RIA. A Opção 2 - Importação de um ou mais ficheiros, permite aos depositantes a importação em lote de um conjunto de registos, mediante um ficheiro em formato adequado (RIS) previamente exportado de uma base de dados bibliográfica na Web ou de um software de gestão de bibliografias (Endnote p. ex.)

Antes de iniciar o processo de importação de um ou mais ficheiros deve: realizar a recolha dos seus registos num dos sistemas externos compatíveis (Web of Science, SCOPUS, EndNote) nos seguintes formatos possíveis RIS, propietário EndNote ou propietário Web of Science. Exporte os mesmos para uma pasta no seu disco local.

Escolha da coleçãoOpção 1 - Auto-arquivo

Na caixa respetiva, selecione a coleção em que pretende fazer o depósito. Clique no botão "Próximo" para prosseguir, ou no botão "cancelar/guardar" para parar e guardar ou cancelar o processo de depósito.

Se lhe for negada a permissão para depositar o documento na coleção que escolheu, entre em contacto com a equipa de gestão do RIA. Para depositar documentos numa coleção é preciso estar autorizado por uma comunidade.

Se quiser depositar um documento e não encontrar uma comunidade adequada, entre em contacto a equipa de gestão do RIA.


Depositar: descrição do documento - Página 1 Início de Depósito topo

As informações que lhe são pedidas a seguir são os metadados que permitirão aos utilizadores recuperar o seu documento utilizando motores de pesquisa. Quanto maior for a riqueza de metadados, mais fácil será encontrar o documento; por favor preencha todos os campos que se aplicam ao seu documento.

Autor:

Este campo pode ser o nome de uma pessoa, de uma organização ou de um serviço responsável pela criação do documento ou que contribuiu para o seu conteúdo. Clicando no botão "Adicionar mais" podem adicionar-se tantos autores quantos os necessário. Ao lado do campo "Autor" existe uma funcionalidade que permitirá identificar o autor e controlar a forma de nome. Trata-se da opção "Validar autor". Para cada um dos autores do documento, desde que tenham ligação à Universidade de Aveiro, deverá repetir este procedimento. caso algum dos autores do documento não tenha ligação à UA, deve ser assinalada a opção "Externo"


Título:

Digite o nome completo e adequado através do qual o documento deve ser conhecido. Todos os documentos devem ter um título!

title submit


Data de Edição/Publicação:

Se o documento foi previamente publicado ou distribuído, indique aqui em que data. Coloque sempre o ano; se não sabe o mês, mantenha o que aparece por defeito "(Sem Mês)"; se souber, selecione um mês a partir do menu. Se não sabe o dia exacto, deixe a caixa vazia.

data de publicação


 

Editor:

Digite o nome do editor deste documento.

Editor


Citação:

Introduza os dados da citação deste documento, quer se trate de um artigo de revista ou de parte de um trabalho maior, como um capítulo de livro. Para artigos de revista, inclua o título da revista, o número do volume, data e paginação.

Para capítulos, incluir o título do livro, local de edição, nome do editor, data e paginação.


Tipo:

selecione o tipo de trabalho – ou género – que melhor se adequa ao seu documento.


Língua:

selecione no menu a língua em que está escrito o seu documento.

language

Clique no botão "Próximo" para prosseguir, ou clique no botão "Cancelar/Guardar" para parar e guardar ou cancelar o processo de depósito.


Depositar: descrição do documento - Página 3 Início de Depósito topo

Assunto/Palavras-chave:

Forneça todos os termos de assunto que entender adequados para descrever o documento, dos gerais aos específicos. Quanto mais descritores (ou palavras-chave) fornecer, mais provável será que os utilizadores encontrem o documento nas suas pesquisas. Utilize uma caixa de entrada para cada termo de assunto - palavra ou frase. Pode obter mais caixas de entrada clicando no botão "Adicionar Mais":

keywords


Resumo:

Pode cortar e colar um resumo nesta caixa, ou pode digitá-lo aqui directamente. Não há limite para o tamanho do resumo. Sugerimos-lhe que inclua um resumo para conveniência dos utilizadores finais e para aumentar as capacidades de pesquisa e recuperação do documento.

Patrocinadores:

Se o seu documento é produto de investigação patrocinada, pode dar aqui informações sobre o(s) patrocinador(es).


Informações adicionais:

Aqui pode acrescentar qualquer outra informação que descreva o documento que está a carregar ou comentários que possam ser de interesse para os seus utilizadores.

Clique no botão "Próximo" para prosseguir, ou clique no botão "Cancelar/Guardar" para parar e guardar ou cancelar o processo de depósito.


Depositar: Carregar um ficheiro Início de Depósito topo

Existem dois métodos para inserir o nome do ficheiro que deseja carregar:

  1. Digite o endereço completo e o nome do ficheiro na caixa de entrada e, em seguida, clique no botão "Continuar" no canto inferior direito do ecrã.

  2. Clique no botão "Procurar" e surgirá uma janela mostrando os ficheiros disponíveis. Percorra os seus directórios e pastas até encontrar o ficheiro que pretende carregar. Clique duas vezes sobre o nome do ficheiro que deseja carregar, e o nome será inscrito na caixa de entrada.

Descrição dos ficheiros

Se, na primeira página de descrição, tiver indicado que o documento era composto por mais do que um ficheiro, aparecerá uma caixa de entrada marcada "Descrição dos ficheiros". As informações aqui fornecidas irão ajudar os utilizadores a compreender o que existe em cada ficheiro, por exemplo, "artigo principal" ou "imagens" ou "programa de computador" ou "conjunto de dados". Escrever a descrição de cada ficheiro do documento e clicar no botão "Continuar".



Depositar: formato dos ficheiros Início de Depósito topo

Para depositar e dar condições de acesso a um ficheiro, precisamos de saber qual o seu formato, por exemplo, "PDF", "HTML", ou "Microsoft Word". Se o sistema não reconhecer automaticamente o formato do ficheiro que carregou, ser lhe-á pedido que o descreva. Se aparecer nessa lista, selecione-o e depois prima "Enviar". Se o formato não constar da lista, clique em "outro formato" e descreva-o na caixa de texto ao fundo da página. Certifique-se que deu o nome da aplicação utilizada para criar o ficheiro e qual a versão da aplicação, por exemplo, "Autodesk AutoCAD R20 para UNIX". Para obter mais informações sobre formatos de ficheiros, veja Formatos Suportados pelo DSpace.

Ficheiro Carregado

Depois de ter feito o upload de um ficheiro, verifique as informações apresentadas para se certificar de que está correcto. Existem mais duas formas de verificar se os ficheiros foram carregados correctamente:

Se está a carregar só 1 ficheiro, clique no botão "Adicionar outro ficheiro" Quando tiver a certeza de que todos os ficheiros deste documento foram carregados com êxito, clique no botão "Continuar".

Se está a carregar mais do que um ficheiro, clique no botão "Adicionar outro ficheiro" (só aparecerá se tiver marcado a opção "Vários ficheiros" na página "depósito: descrição do documento"). Quando tiver a certeza de que todos os ficheiros deste documento foram carregados com êxito, clique no botão "Continuar".


Depositar: Verificar Depósito Início de Depósito topo

Esta página permite rever a informação introduzida para descrever o documento. Para corrigir esta informação, premir o botão respetivo do lado direito, ou utilizar os botões da barra de progresso no topo da página para percorrer as diferentes páginas de depósito. Quando terminar, premir o botão "Próximo".

Premir o botão "Cancelar/Guardar" para terminar e guardar, ou para cancelar o depósito.


Depositar: Licença Início de Depósito topo

O RIA necessita da aceitação da licença de distribuição não exclusiva para que o seu documento seja visível no Repositório.

A leitura do texto da licença é obrigatória. Se tiver algumas questões, por favor contacte a equipa de gestão do RIA.


Depositar: Depósito Completo Início de Depósito topo

Receberá uma notificação por e-mail, assim que o seu documento passar a integrar a coleção, ou se, por alguma razão, existir algum problema com o depósito do seu documento. Se tiver algumas questões sobre os procedimentos de depósito para uma coleção específica, por favor contacte a comunidade responsável por essa coleção. Poderá verificar a situação de cada depósito na página "Área Pessoal".


HANDLES topo

Quando o seu documento é carregado no Repositório, é-lhe atribuído um endereço URL persistente. Isto significa que, contrariamente a muitos URL, este identificador não será alterado quando houver migrações de hardware ou quando são efectuadas alterações no sistema. Este endereço deverá ser o usado em citações ou outras comunicações. Os endereços persistentes estão registados com o Handle System, um sistema para atribuição, gestão e resolução de identificadores persistentes, conhecidos por "handles", para objectos digitais e outros recursos disponíveis na Internet.


Área Pessoal topo

Se for um utilizador autorizado ou supervisor, ou se é membro de uma equipa responsável por uma coleção ou manutenção de metadados do Repositório, encontrará nesta página o seguinte:


Editar Conta topo

Esta opção permite editar os dados da sua conta no Repositório. Precisa de estar autenticado no Repositório para poder alterar os seus dados pessoais.


Ativar alertas por e-mail topo

Os utilizadores podem subscrever Coleções para receberem alertas por e-mail, quando novos documentos são adicionados. Não há limite de número de Coleções que um utilizador pode subscrever. Para ativar os alertas:


Informação adicional

topo

Para obter mais informação sobre o Repositório, por favor contacte a equipa de gestão do RIA - ria-repositório@ua.pt.

Para informação e novidades sobre o DSpace, visite o DSpace.