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http://hdl.handle.net/10773/9760
Título: | Inadaptação escolar e estrutura educativa |
Autor: | Coelho, Carlos Meireles |
Palavras-chave: | Reforma do sistema educativo Democratização da educação Igualdade de oportunidades Diversificação da educação e formação Integração na escola e na sociedade |
Data: | Mai-1982 |
Editora: | Câmara Municipal de Vila Real, Núcleo Cultural |
Resumo: | A reforma Veiga Simão (1973) não chegou a ser implementada e em 1980 o governo pôs em discussão pública uma proposta para que houvesse uma lei de bases do sistema educativo em Portugal. Nesse contexto reflecte-se sobre as finalidades e objectivos para o sistema educativo, o que se pretende com a educação na sociedade, que democratização queremos construir com uma educação permanente onde todos e cada um tenham oportunidade de aprender a encontrar o seu lugar na sociedade. Aplica-se o conceito de adaptação e inadaptação às escolas segregadoras que temos, constatando a sua inadaptação ao não aceitar à partida cerca de 5% das crianças com dificuldades e por ir segregando em cada nível cerca de 30% das que vão restando. Defende-se que a estrutura educativa se deve diversificar deixando de oferecer a mesma educação igual para todos de modo a que se torne a melhor educação para cada um: numa educação básica para todos desde os 4 anos de idade que vá integrando acções educativas diversificadas de tipo escolar, extra-escolar e pré-profissional; seguida de um ensino médio diversificado em áreas de educação e formação; culminando no ensino superior universitário. E que todo o sistema educativo seja integrador: que acolha cada um como é e o prepare o melhor possível para que seja capaz de encontrar um lugar na sociedade. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9760 |
Aparece nas coleções: | DEP - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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