Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22064
Title: A formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade no contexto europeu (pós)Bolonha
Author: Cabrita, Isabel
Keywords: processo de Bolonha
formação inicial
matrizes curriculares
Educação de infância
Ensino básico (1ºciclo)
Issue Date: 2017
Publisher: Instituto Politécnico de Bragança
Abstract: Ao pretender (re)afirmar-se como potência mundial, principalmente a nível económico, a Europa não poderia deixar de envolver as instituições de ensino superior e, em particular, as universidades, como parceiras nesse desafio. Realmente, estas noosferas constituem-se espaços privilegiados de produção, aplicação e difusão do conhecimento, imprescindível ao progresso sustentável das sociedades. Além disso, fundem a investigação, inovação e formação de forma única. Neste contexto, surge o denominado Processo de Bolonha com o principal propósito de reestruturar o ensino superior como forma de intensificar uma formação de qualidade, fulcro dispersor do saber nas mais diversas áreas. Secundariamente, pretendia-se uniformizar tal formação de forma a facilitar a mobilidade dos docentes e dos presentes ou ex discentes. Quase duas décadas passadas e não obstante todas as iniciativas levadas a cabo, ainda se notam muitas discrepâncias, designadamente, no que concerne às habilitações de acesso à profissão; às condições de acesso às licenciaturas e aos mestrados; aos modelos de formação e às matrizes curriculares. Neste artigo, proponho-me discutir estes aspetos, contrastando, em particular, a formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade em instituições de ensino superior em França, Itália, Finlândia e Luxemburgo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/22064
ISBN: ISBN 978-972-745-222-4
Publisher Version: http://hdl.handle.net/10198/4960
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2017)_form_inic_ed_prof.pdfmain article2.52 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.