Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22064
Title: | A formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade no contexto europeu (pós)Bolonha |
Author: | Cabrita, Isabel |
Keywords: | processo de Bolonha formação inicial matrizes curriculares Educação de infância Ensino básico (1ºciclo) |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Bragança |
Abstract: | Ao pretender (re)afirmar-se como potência mundial, principalmente a nível económico, a Europa não poderia deixar de envolver as instituições de ensino superior e, em particular, as universidades, como parceiras nesse desafio. Realmente, estas noosferas constituem-se espaços privilegiados de produção, aplicação e difusão do conhecimento, imprescindível ao progresso sustentável das sociedades. Além disso, fundem a investigação, inovação e formação de forma única. Neste contexto, surge o denominado Processo de Bolonha com o principal propósito de reestruturar o ensino superior como forma de intensificar uma formação de qualidade, fulcro dispersor do saber nas mais diversas áreas. Secundariamente, pretendia-se uniformizar tal formação de forma a facilitar a mobilidade dos docentes e dos presentes ou ex discentes. Quase duas décadas passadas e não obstante todas as iniciativas levadas a cabo, ainda se notam muitas discrepâncias, designadamente, no que concerne às habilitações de acesso à profissão; às condições de acesso às licenciaturas e aos mestrados; aos modelos de formação e às matrizes curriculares. Neste artigo, proponho-me discutir estes aspetos, contrastando, em particular, a formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade em instituições de ensino superior em França, Itália, Finlândia e Luxemburgo. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22064 |
ISBN: | ISBN 978-972-745-222-4 |
Publisher Version: | http://hdl.handle.net/10198/4960 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2017)_form_inic_ed_prof.pdf | main article | 2.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.