Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/22064
Título: A formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade no contexto europeu (pós)Bolonha
Autor: Cabrita, Isabel
Palavras-chave: processo de Bolonha
formação inicial
matrizes curriculares
Educação de infância
Ensino básico (1ºciclo)
Data: 2017
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Resumo: Ao pretender (re)afirmar-se como potência mundial, principalmente a nível económico, a Europa não poderia deixar de envolver as instituições de ensino superior e, em particular, as universidades, como parceiras nesse desafio. Realmente, estas noosferas constituem-se espaços privilegiados de produção, aplicação e difusão do conhecimento, imprescindível ao progresso sustentável das sociedades. Além disso, fundem a investigação, inovação e formação de forma única. Neste contexto, surge o denominado Processo de Bolonha com o principal propósito de reestruturar o ensino superior como forma de intensificar uma formação de qualidade, fulcro dispersor do saber nas mais diversas áreas. Secundariamente, pretendia-se uniformizar tal formação de forma a facilitar a mobilidade dos docentes e dos presentes ou ex discentes. Quase duas décadas passadas e não obstante todas as iniciativas levadas a cabo, ainda se notam muitas discrepâncias, designadamente, no que concerne às habilitações de acesso à profissão; às condições de acesso às licenciaturas e aos mestrados; aos modelos de formação e às matrizes curriculares. Neste artigo, proponho-me discutir estes aspetos, contrastando, em particular, a formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade em instituições de ensino superior em França, Itália, Finlândia e Luxemburgo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/22064
ISBN: ISBN 978-972-745-222-4
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/10198/4960
Aparece nas coleções: CIDTFF - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2017)_form_inic_ed_prof.pdfmain article2.52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.