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http://hdl.handle.net/10773/22064
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T21:33:54Z | - |
dc.date.available | 2018-02-06T21:33:54Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | ISBN 978-972-745-222-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/22064 | - |
dc.description.abstract | Ao pretender (re)afirmar-se como potência mundial, principalmente a nível económico, a Europa não poderia deixar de envolver as instituições de ensino superior e, em particular, as universidades, como parceiras nesse desafio. Realmente, estas noosferas constituem-se espaços privilegiados de produção, aplicação e difusão do conhecimento, imprescindível ao progresso sustentável das sociedades. Além disso, fundem a investigação, inovação e formação de forma única. Neste contexto, surge o denominado Processo de Bolonha com o principal propósito de reestruturar o ensino superior como forma de intensificar uma formação de qualidade, fulcro dispersor do saber nas mais diversas áreas. Secundariamente, pretendia-se uniformizar tal formação de forma a facilitar a mobilidade dos docentes e dos presentes ou ex discentes. Quase duas décadas passadas e não obstante todas as iniciativas levadas a cabo, ainda se notam muitas discrepâncias, designadamente, no que concerne às habilitações de acesso à profissão; às condições de acesso às licenciaturas e aos mestrados; aos modelos de formação e às matrizes curriculares. Neste artigo, proponho-me discutir estes aspetos, contrastando, em particular, a formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade em instituições de ensino superior em França, Itália, Finlândia e Luxemburgo. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | processo de Bolonha | pt |
dc.subject | formação inicial | pt |
dc.subject | matrizes curriculares | pt |
dc.subject | Educação de infância | pt |
dc.subject | Ensino básico (1ºciclo) | pt |
dc.title | A formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade no contexto europeu (pós)Bolonha | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 5-6 maio, 2017 | pt |
ua.event.type | meeting | pt |
degois.publication.firstPage | 65 | pt |
degois.publication.lastPage | 73 | pt |
degois.publication.location | Bragança, Portugal | pt |
degois.publication.title | Livro de atas do II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017 | pt |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/4960 | pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
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(2017)_form_inic_ed_prof.pdf | main article | 2.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
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