Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2018-02-06T21:33:54Z-
dc.date.available2018-02-06T21:33:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbnISBN 978-972-745-222-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22064-
dc.description.abstractAo pretender (re)afirmar-se como potência mundial, principalmente a nível económico, a Europa não poderia deixar de envolver as instituições de ensino superior e, em particular, as universidades, como parceiras nesse desafio. Realmente, estas noosferas constituem-se espaços privilegiados de produção, aplicação e difusão do conhecimento, imprescindível ao progresso sustentável das sociedades. Além disso, fundem a investigação, inovação e formação de forma única. Neste contexto, surge o denominado Processo de Bolonha com o principal propósito de reestruturar o ensino superior como forma de intensificar uma formação de qualidade, fulcro dispersor do saber nas mais diversas áreas. Secundariamente, pretendia-se uniformizar tal formação de forma a facilitar a mobilidade dos docentes e dos presentes ou ex discentes. Quase duas décadas passadas e não obstante todas as iniciativas levadas a cabo, ainda se notam muitas discrepâncias, designadamente, no que concerne às habilitações de acesso à profissão; às condições de acesso às licenciaturas e aos mestrados; aos modelos de formação e às matrizes curriculares. Neste artigo, proponho-me discutir estes aspetos, contrastando, em particular, a formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade em instituições de ensino superior em França, Itália, Finlândia e Luxemburgo.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectprocesso de Bolonhapt
dc.subjectformação inicialpt
dc.subjectmatrizes curricularespt
dc.subjectEducação de infânciapt
dc.subjectEnsino básico (1ºciclo)pt
dc.titleA formação inicial de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade no contexto europeu (pós)Bolonhapt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date5-6 maio, 2017pt
ua.event.typemeetingpt
degois.publication.firstPage65pt
degois.publication.lastPage73pt
degois.publication.locationBragança, Portugalpt
degois.publication.titleLivro de atas do II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017pt
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/4960pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2017)_form_inic_ed_prof.pdfmain article2.52 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.