Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10196
Title: Resolução de problemas envolvendo o conceito de proporcionalidade: desempenhos e perspectivas didácticas de futuros professores de matemática
Author: Cabrita, Isabel
Keywords: Matemática
Resolução de problemas
Proporcionalidade direta
Formação inicial de professores
Issue Date: Feb-1997
Publisher: GIRP (Grupo de Investigação em Resolução de Problemas)
Abstract: A integração, no processo ensino/aprendizagem, de uma grande variedade de estratégias de resolução de problemas de proporcionalidade – conceito com inúmeras aplicações, quer no dia-a-dia quer no prosseguimento académico – inclusive as menos ortodoxas, poderá contribuir para a construção/solidificação de um melhor conhecimento conceptual. Para que tal seja, no entanto, plausível, os professores devem estar aptos a usar eles próprios tal variedade de estratégias. A investigação que levamos a cabo permitiu-nos concluir, no entanto, que os futuros professores nela envolvidos, além de manifestarem muitas dificuldades na resolução dos problemas propostos – com o mesmo grau de dificuldade daqueles que os seus futuros alunos deverão que resolver – não se mostraram capazes de variar os processos de resolução, mesmo quando tal lhes era explicitamente pedido, referindo que seriam os que utilizariam aquando da possível abordagem daqueles problemas com os seus futuros alunos.
Integration in the teaching-learning process f a large variety of problem-solving strategies on proportionality – a concept with innumerable applications in everyday and academic life – including less orthodox ones, can contribute towards the construction/sedimentation of a better conceptual knowledge. Nevertheless, for this to be possible, teachers need to have the skills that enable them to use such variety of strategies. The research we have been conducting allows us to conclude, however, that the pre-service teachers involved in the study – which had the same degree of difficulty of those their future students will have to solve – did not show an ability to vary the resolution processes, even when explicity prompted to do so, stating that the processes they selected in the study would be the ones they would use in their future teaching practice.
URI: http://hdl.handle.net/10773/10196
ISBN: 972-97210-0-9
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.