DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Audiação e imitação como estratégias de aprendizagem de um instrumento
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/10157

title: Audiação e imitação como estratégias de aprendizagem de um instrumento
authors: Ramos, Teresa Daniela Martinho
advisors: Santana, Helena
keywords: Educação musical
Técnicas instrumentais
Percepção musical
Processo de aprendizagem
Memorização
Competências de estudo
Oboé
issue date: 2012
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este projeto teve como objetivo principal observar a influência da audiação e da imitação como estratégias de memorização no desenvolvimento da motivação nos alunos para o estudo do instrumento musical, analisando também o seu impacto na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que investigaram esta temática procurando, assim, fundamentar a importância da presente pesquisa. Aplicou-se o estudo a um conjunto de alunos de instrumento – oboé – do ensino vocacional da música, distribuídos por um grupo de controlo e por um grupo experimental. A investigação levada a cabo compara a influência e relevância da memorização e dos processos de audiação e imitação, como estratégia para a aprendizagem de um instrumento musical, versus a aprendizagem através de leitura de partitura para a aquisição das mesmas competências.

This project aimed to observe the influence of audiation and imitation, as memory strategies in the development of students’ motivation to study the musical instrument also, analyzing their impact on the acquisition of cognitive, performative and musical skills. In the literature review a study is performed, about the authors who have investigated this subject, looking to substantiate the importance of this research. The study was applied to a group of students of instrument - oboe – of the vocational teaching of music, spread over a control group and an experimental group. The research undertaken compares the influence and importance of memorizing and the processes of audiation and imitation, as a strategy for learning a musical instrument, versus learning through score reading for the acquisition of these same skills.
description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/10157
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Dissertação_Teresa Ramos.pdf1.45 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2