Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/10157
Título: Audiação e imitação como estratégias de aprendizagem de um instrumento
Autor: Ramos, Teresa Daniela Martinho
Orientador: Santana, Helena
Palavras-chave: Educação musical
Técnicas instrumentais
Percepção musical
Processo de aprendizagem
Memorização
Competências de estudo
Oboé
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este projeto teve como objetivo principal observar a influência da audiação e da imitação como estratégias de memorização no desenvolvimento da motivação nos alunos para o estudo do instrumento musical, analisando também o seu impacto na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que investigaram esta temática procurando, assim, fundamentar a importância da presente pesquisa. Aplicou-se o estudo a um conjunto de alunos de instrumento – oboé – do ensino vocacional da música, distribuídos por um grupo de controlo e por um grupo experimental. A investigação levada a cabo compara a influência e relevância da memorização e dos processos de audiação e imitação, como estratégia para a aprendizagem de um instrumento musical, versus a aprendizagem através de leitura de partitura para a aquisição das mesmas competências.
This project aimed to observe the influence of audiation and imitation, as memory strategies in the development of students’ motivation to study the musical instrument also, analyzing their impact on the acquisition of cognitive, performative and musical skills. In the literature review a study is performed, about the authors who have investigated this subject, looking to substantiate the importance of this research. The study was applied to a group of students of instrument - oboe – of the vocational teaching of music, spread over a control group and an experimental group. The research undertaken compares the influence and importance of memorizing and the processes of audiation and imitation, as a strategy for learning a musical instrument, versus learning through score reading for the acquisition of these same skills.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/10157
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Teresa Ramos.pdf1.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.