Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10157
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantana, Helenapt
dc.contributor.authorRamos, Teresa Daniela Martinhopt
dc.date.accessioned2013-04-08T15:13:08Z-
dc.date.available2013-04-08T15:13:08Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10157-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractEste projeto teve como objetivo principal observar a influência da audiação e da imitação como estratégias de memorização no desenvolvimento da motivação nos alunos para o estudo do instrumento musical, analisando também o seu impacto na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que investigaram esta temática procurando, assim, fundamentar a importância da presente pesquisa. Aplicou-se o estudo a um conjunto de alunos de instrumento – oboé – do ensino vocacional da música, distribuídos por um grupo de controlo e por um grupo experimental. A investigação levada a cabo compara a influência e relevância da memorização e dos processos de audiação e imitação, como estratégia para a aprendizagem de um instrumento musical, versus a aprendizagem através de leitura de partitura para a aquisição das mesmas competências.pt
dc.description.abstractThis project aimed to observe the influence of audiation and imitation, as memory strategies in the development of students’ motivation to study the musical instrument also, analyzing their impact on the acquisition of cognitive, performative and musical skills. In the literature review a study is performed, about the authors who have investigated this subject, looking to substantiate the importance of this research. The study was applied to a group of students of instrument - oboe – of the vocational teaching of music, spread over a control group and an experimental group. The research undertaken compares the influence and importance of memorizing and the processes of audiation and imitation, as a strategy for learning a musical instrument, versus learning through score reading for the acquisition of these same skills.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectTécnicas instrumentaispt
dc.subjectPercepção musicalpt
dc.subjectProcesso de aprendizagempt
dc.subjectMemorizaçãopt
dc.subjectCompetências de estudopt
dc.subjectOboépt
dc.titleAudiação e imitação como estratégias de aprendizagem de um instrumentopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Teresa Ramos.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.