Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9792
Title: Experiências de aprendizagem matemática significantes
Author: Cabrita, Isabel
Coelho, Artur
Tenreiro-Vieira, Celina
Malta, Emília
Vizinho, Isabel
Almeida, Jorge
Gaspar, Jorge
Pinheiro, José
Nunes, Margarida
Sousa, Ondina
Amaral, Paulo
Keywords: Educação em Matemática
Ensino e Aprendizagem da Matemática
Ensino Básico
Issue Date: 2010
Publisher: Comissão Editorial da Universidade de Aveiro
Abstract: No presente ano letivo – 2009/10 – decorreram, a nível nacional, as 5a e 4a edições das Ações de Formação Continua em Matemática para Professores dos 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico, respetivamente. A Universidade de Aveiro não poderia deixar de continuar a abraçar estes desafios através dos m@c1 e m@c2, tanto mais que este ano antecede a implementação generalizada do NPMEB - Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Ponte et al., 2007). Assim, e na senda do que tem acontecido desde a génese de tais Ações, tal Programa continuou a assumir-se como o centro de toda a atuação, revisitando-o, sistematicamente, sob olhares e perspetivas sempre renovadas, por comparação aos Programas de Matemática ainda em vigor. Desta feita, atendeu-se, particularmente, as capacidades transversais – comunicação e raciocínio – e a sequenciação de tarefas que pudessem constituir-se como experiencias de aprendizagens verdadeiramente significantes. Tal opção metodológica afigura-se particularmente relevante já que contraria um trabalho a matemática muitas vezes suportado por propostas didáticas atomizadas, que em nada contribuem para o desenvolvimento da competência matemática, incluindo uma efetiva e solida apropriação de conceitos matemáticos estruturantes. A proposta de sequência apresentada pela equipa coordenadora e formadora dos m@c1 e m@c2 era suficientemente flexível para que os formandos a pudessem enriquecer com outras enunciações mais adequadas a realidade particular dos seus projetos educativos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9792
ISBN: 978-972-789-321-8
Appears in Collections:CIDTFF - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
m@c1_2_2010.pdf483.31 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.