Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.contributor.authorCoelho, Arturpt
dc.contributor.authorTenreiro-Vieira, Celinapt
dc.contributor.authorMalta, Emíliapt
dc.contributor.authorVizinho, Isabelpt
dc.contributor.authorAlmeida, Jorgept
dc.contributor.authorGaspar, Jorgept
dc.contributor.authorPinheiro, Josépt
dc.contributor.authorNunes, Margaridapt
dc.contributor.authorSousa, Ondinapt
dc.contributor.authorAmaral, Paulopt
dc.date.accessioned2013-02-25T09:49:50Z-
dc.date.available2013-02-25T09:49:50Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.isbn978-972-789-321-8pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9792-
dc.description.abstractNo presente ano letivo – 2009/10 – decorreram, a nível nacional, as 5a e 4a edições das Ações de Formação Continua em Matemática para Professores dos 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico, respetivamente. A Universidade de Aveiro não poderia deixar de continuar a abraçar estes desafios através dos m@c1 e m@c2, tanto mais que este ano antecede a implementação generalizada do NPMEB - Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Ponte et al., 2007). Assim, e na senda do que tem acontecido desde a génese de tais Ações, tal Programa continuou a assumir-se como o centro de toda a atuação, revisitando-o, sistematicamente, sob olhares e perspetivas sempre renovadas, por comparação aos Programas de Matemática ainda em vigor. Desta feita, atendeu-se, particularmente, as capacidades transversais – comunicação e raciocínio – e a sequenciação de tarefas que pudessem constituir-se como experiencias de aprendizagens verdadeiramente significantes. Tal opção metodológica afigura-se particularmente relevante já que contraria um trabalho a matemática muitas vezes suportado por propostas didáticas atomizadas, que em nada contribuem para o desenvolvimento da competência matemática, incluindo uma efetiva e solida apropriação de conceitos matemáticos estruturantes. A proposta de sequência apresentada pela equipa coordenadora e formadora dos m@c1 e m@c2 era suficientemente flexível para que os formandos a pudessem enriquecer com outras enunciações mais adequadas a realidade particular dos seus projetos educativos.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherComissão Editorial da Universidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em Matemáticapt
dc.subjectEnsino e Aprendizagem da Matemáticapt
dc.subjectEnsino Básicopt
dc.titleExperiências de aprendizagem matemática significantespt
dc.typebookpt
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.locationAveiropt
ua.pagination228pt
Appears in Collections:CIDTFF - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
m@c1_2_2010.pdf483.31 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.