Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9792
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt |
dc.contributor.author | Coelho, Artur | pt |
dc.contributor.author | Tenreiro-Vieira, Celina | pt |
dc.contributor.author | Malta, Emília | pt |
dc.contributor.author | Vizinho, Isabel | pt |
dc.contributor.author | Almeida, Jorge | pt |
dc.contributor.author | Gaspar, Jorge | pt |
dc.contributor.author | Pinheiro, José | pt |
dc.contributor.author | Nunes, Margarida | pt |
dc.contributor.author | Sousa, Ondina | pt |
dc.contributor.author | Amaral, Paulo | pt |
dc.date.accessioned | 2013-02-25T09:49:50Z | - |
dc.date.available | 2013-02-25T09:49:50Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-321-8 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/9792 | - |
dc.description.abstract | No presente ano letivo – 2009/10 – decorreram, a nível nacional, as 5a e 4a edições das Ações de Formação Continua em Matemática para Professores dos 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico, respetivamente. A Universidade de Aveiro não poderia deixar de continuar a abraçar estes desafios através dos m@c1 e m@c2, tanto mais que este ano antecede a implementação generalizada do NPMEB - Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Ponte et al., 2007). Assim, e na senda do que tem acontecido desde a génese de tais Ações, tal Programa continuou a assumir-se como o centro de toda a atuação, revisitando-o, sistematicamente, sob olhares e perspetivas sempre renovadas, por comparação aos Programas de Matemática ainda em vigor. Desta feita, atendeu-se, particularmente, as capacidades transversais – comunicação e raciocínio – e a sequenciação de tarefas que pudessem constituir-se como experiencias de aprendizagens verdadeiramente significantes. Tal opção metodológica afigura-se particularmente relevante já que contraria um trabalho a matemática muitas vezes suportado por propostas didáticas atomizadas, que em nada contribuem para o desenvolvimento da competência matemática, incluindo uma efetiva e solida apropriação de conceitos matemáticos estruturantes. A proposta de sequência apresentada pela equipa coordenadora e formadora dos m@c1 e m@c2 era suficientemente flexível para que os formandos a pudessem enriquecer com outras enunciações mais adequadas a realidade particular dos seus projetos educativos. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Comissão Editorial da Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação em Matemática | pt |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem da Matemática | pt |
dc.subject | Ensino Básico | pt |
dc.title | Experiências de aprendizagem matemática significantes | pt |
dc.type | book | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
degois.publication.location | Aveiro | pt |
ua.pagination | 228 | pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
m@c1_2_2010.pdf | 483.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.