Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/9648
Título: | Motivação para iniciação ao oboé |
Autor: | Ribeiro, Hugo Leandro Vilar |
Orientador: | Lã, Filipa |
Palavras-chave: | Educação musical Técnicas instrumentais Motivação dos alunos Oboé |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este projeto educativo incide na procura de estratégias de ensino promotoras de
motivação para o estudo individual de alunos de iniciação ao oboé. Pretende-se
observar as reações à implementação de uma ferramenta áudio, constituída por
repertório de iniciação ao instrumento, identificado como comum no ensino deste
instrumento em Portugal, acompanhado por oboé (em forma de duetos) e por
piano. Utilizando um modelo de investigação-ação de estudo de caso, pretende-se
refletir sobre os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico
da música, compilando estratégias para que possam ser utilizadas como
promotores de um estudo individual acompanhado mais eficiente e promotor de
motivação ao estudo do instrumento. De seguida, constitui-se uma ferramenta
pedagógica, tendo por base os resultados de um inquérito aos professores de
iniciação ao oboé dos conservatórios de música oficiais Portugueses. Passou-se à
ação, com a implementação desta estratégia, seguida da observação dos seus
resultado e reflexão sobre os mesmos.
Conclui-se que a implementação deste suporte áudio constitui uma mais-valia na
promoção da motivação do aluno, dado que a sua utilização requereu o
envolvimento dos elementos chave no processo de ensino-aprendizagem: aluno,
professor, encarregado de educação e instituição de ensino.
Evidencia-se que o fenómeno de motivação para o estudo individual é
multifactorial, sendo por isso necessário à sua promoção considerar
concomitantemente estratégias que não se baseiam apenas em ferramentas
pedagógicas, mas sim envolvendo outros elementos, em rede, promotores da
motivação e auto competências do aluno. This project focuses on the educational demand of teaching strategies that promote motivation for the individual study oboe beginners. It is intended to observe the reactions to the implementation of an audio tool, consisting of repertoire, identified as commonly applied to the teaching of this instrument in Portugal, to beginners, accompanied by oboe (as duets) and piano. Using a case study model of action-research, it is intended to reflect on the main problems associated with motivation in music students, compiling strategies that can be used as promoters of motivation to the individual study. A pedagogical tool was then designed, including repertoire based on the results of a national survey to the teachers of oboe in official conservatories in Portugal. The action was therefore to implement the audio tool, and to observe and reflect upon the development of musical abilities of the student, assessing his practices in classes and at home. It can be concluded that this audio support is an asset in promoting student’s motivation, since it requires the involvement of key elements in the teachinglearning process: student, teacher, parents and educational institution. It is evident that the phenomenon of motivation is multifactorial, and it is therefore necessary to consider the application of simultaneous strategies that are based not only on teaching tools, but which involve a networking of elements. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9648 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.