Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9192
Title: Representações de alunos sobre o domínio de capacidades matemáticas
Author: Nogueira, Sofia
Tenreiro-Vieira, Celina
Cabrita, Isabel
Keywords: Capacidades matemáticas
Resolução de problemas
Comunicação (em) matemática
Issue Date: Sep-2010
Publisher: Associação de Professores de Matemática
Abstract: Reconhecendo a importância de promover as capacidades de resolução de problemas e de comunicação (em) matemática dos alunos, potenciando conexões entre as áreas de matemática e ciências físicas e naturais e articulando contextos de educação formal e não formal, desenvolveu-se um estudo com a finalidade de avaliar o impacto de situações de exploração matemática de módulos interactivos de ciências no desenvolvimento de capacidades matemáticas ligadas à resolução de problemas e à comunicação, por parte de alunos do 1º CEB. Decorrente desta finalidade, desenvolveram-se recursos didácticos que integram situações de exploração matemática de módulos interactivos de ciências e que articulam dois contextos de implementação: um formal (sala de aula) e outro não formal (Jardim da Ciência situado no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro). Estes recursos didácticos foram implementados com alunos do 4º ano do 1º CEB. Na presente comunicação, apresentam-se os resultados obtidos no que respeita às representações dos alunos, antes e após a implementação dos recursos didácticos, sobre o seu desempenho relativo à resolução de problemas e à comunicação (em) matemática.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9192
ISBN: 978-972-8768-45-4
Publisher Version: http://siemxxi.apm.pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2010) Representações de alunos sobre o domínio de capacidades matemáticas.pdf340.27 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.