Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9103
Title: | Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning |
Author: | Morais, Nídia Cabrita, Isabel |
Keywords: | Ambientes virtuais de aprendizagem e-Learning b-Learning Aprendizagem colaborativa Comunicação Interacção |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Centro de Competência da Universidade do Minho |
Abstract: | Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão, na perspectiva de diversos autores, constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais activa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. No entanto, ainda pouco se sabe sobre as reais influências destes ambientes no processo educativo. Neste contexto, desenvolveu-se uma investigação com o intuito principal de se avaliar o impacto de um ambiente virtual de aprendizagem, complementar de sessões presenciais, na construção de conhecimento partilhado e no desenvolvimento de apetências e competências transversais e específicas, nomeadamente no domínio da edição e do tratamento de imagens digitais, num grupo de alunos do ensino superior politécnico. Durante o período em que decorreu o estudo, a estratégia adoptada contemplou actividades de socialização através da plataforma Blackboard, tarefas de pesquisa em grupo e partilha de informação bem como actividades de exploração autónoma do software em estudo. Os principais resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adopção de um ambiente virtual de aprendizagem no âmbito de uma disciplina do ensino superior politécnico, sobretudo, pelas vantagens daí decorrentes a nível do acesso a conteúdos e serviços, bem como a nível da interacção entre professores, alunos e destes entre si. Contudo, alguns problemas expostos pelos alunos no que respeita ao acesso à Internet condicionaram a utilização da plataforma, limitando a participação de grande parte dos sujeitos aos dias em que tinham aulas e ao horário em que se encontravam na escola. The virtual learning environments may, according to several authors, constitute themselves as very interesting solutions, capable of fulfilling presential education scenarios and promoting more active student participation during the learning process, in accordance to the Bologna education model. However, there is still little known about the real influence of these environments in the educational process. Thus, in the scope of the present research, a study was developed with the main goal of evaluating the impact of a virtual learning environment on the lecturing of presential sessions, in the construction of shared knowledge and the development of appetencies and transversal and specific skills, particularly in the domain of the edition and the treatment of digital images, in a group of students at a higher education level. During the study, the adopted plan included, among other tasks, socialization activities with the use of the virtual learning environment, group work which involved the search and share of information, as well as autonomous exploration of specific software. The gathered data allowed us to draw positive conclusions about the use of virtual learning environments in a higher education subject, mainly because of the advantages in the access to content and services, and also at an interaction level between the teacher and the students, and the students amongst themselves. However, some of the problems presented by the students, regarding the access to the Internet, conditioned the use of the platform and limited it’s use to classroom scenarios and to the time the students spent at school. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9103 |
ISBN: | 978-972-8746-52-0 |
Publisher Version: | http://www.nonio.uminho.pt/challenges2007/ |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2007) Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning.pdf | 266.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.