Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9059
Title: O tempo geológico na formação de professores de geociências
Other Titles: Geological time on geosciences teacher education
Author: Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
McDade, Graça Monteiro
Bonito, Jorge
Medina, Jorge
Martins, Luísa
Marques, Luís
Keywords: Tempo geológico
Ensino básico e secundário
Formação de professores
Deep time
Basic and secondary school level
Teacher formation
Issue Date: Jul-2012
Publisher: Universidad de Huelva
Abstract: O conceito de tempo geológico é complexo e, portanto, a sua abordagem requer uma particular atenção no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências. Fazer uma ponte entre as experiências de tempo vividas pelos alunos, onde estes convivem com escalas de tempo que incorporam diferentes dimensões e extensões, é uma tarefa desafiante e cognitivamente exigente para os professores de Geociências dos ensinos básico e secundário, requerendo uma atenção e uma preparação cuidadas que se sustente em indicadores que advêm da investigação educacional. A realização do curso de formação O Tempo Geológico – Das Conceções de Alunos à Apresentação de Materiais Didáticos Inovadores para o Ensino da Geologia pretendeu dar a conhecer aos professores de Geociências dos ensinos básico e secundário os indicadores obtidos no decorrer do projeto de investigação sobre o tempo geológico que decorreu no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal), quer ao nível do diagnóstico de conceções de alunos do ensino básico (12-13 anos), quer ao nível da construção, implementação e avaliação de materiais didáticos inovadores para a abordagem da temática do tempo geológico. Deste modo pretendeu-se contribuir para melhoria da formação dos professores na conceptualização, organização e acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem da referida temática. Pretendeu-se, também, contribuir para aproximar a investigação educacional das práticas letivas dos professores, com reflexos na aprendizagem dos alunos e no suscitar da reflexão acerca da natureza do conhecimento científico e os processos envolvidos na sua construção.
Geological time is a complex concept that requires a particular approach on educational context of geosciences as well as on teacher education. The in service training course - Geological time: from students' ideas to the presentation and discussion of new curriculum materials for Geology teaching, intended to give useful suggestions to basic and secondary school teachers. Those suggestions came from a research project about geological time (carried out at the Research Centre for Didactics and Technology on Teacher Education of the Portuguese University of Aveiro) starting with the diagnosis of students' ideas (12-13 years old). In the following, curriculum materials have been designed, implemented and evaluated. The authors intended to improve teacher education on the conceptualization, organization and monitoring of the teaching and learning process about the concept under research.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9059
ISBN: 978-84-15633-09-9
Publisher Version: http://www.uhu.es/fexp/segeo2012.htm
Appears in Collections:DGeo - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Huelva_jul12_Morgado_et_al_2012.pdfpdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.