Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8482
Title: | Desenvolvimento de uma metodologia para implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado na norma NP EN ISO 9001:2008 |
Author: | Silva, Jailza Soraya Rodrigues |
Advisor: | Pinto, Joaquim Sousa |
Keywords: | Engenharia electrónica Gestão da qualidade - Normas - Cabo Verde Sistemas de informação para a gestão |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O objectivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia para
implementação de um sistema de gestão da qualidade na AAC - Agência de
Aviação Civil baseado na norma NP EN ISO 9001:2008.
Este trabalho encontra-se dividido em 4 partes. Uma primeira parte que analise
o estado da arte da qualidade, procurando a definição do conceito de
qualidade, revelando-se a evolução histórica do mesmo, diversos modelos
conceptuais expostos por diferentes especialistas da área, analisando a
implementação dos sistemas de gestão da qualidade em Cabo Verde e no
sector da regulação aeronáutica.
Na segunda parte apresentam-se 5 modelos de gestão da qualidade: EFQM,
CAF, Balanced Scorecard, Benchmarking e NP EN ISO 9001:2208, fazendo
um comparação entre eles e justificando a escolha da norma NP EN ISO
9001:2208.
Na terceira parte do trabalho é apresentada a norma e as suas bases, os oito
princípios da qualidade e o ciclo PDCA dando especial ênfase ao princípio da
abordagem por processos.
Por último na vertente prática do trabalho, é descrito todo o processo de
desenvolvimento de uma metodologia para a implementação do sistema de
gestão da qualidade realçando-se as motivações para a sua aplicação, a forma
de cumprimento dos requisitos evidenciados pelo referencial normativo. The aim of this work is to develop a methodology for implementing a quality management system in the CAA - Civil Aviation Administration based on the standard NP EN ISO 9001:2008. This work is divided into 4 parts. The first part examining the state of the art quality, looking for the definition of quality, revealing the historical evolution of the same, several conceptual models exposed by different experts in the field, analyzing the implementation of quality management systems in Cape green in the aeronautical sector regulation. The second part presents five models of quality management, EFQM, CAF, Balanced Scorecard, Benchmarking and NP EN ISO 9001:2208, making a comparison between them and justifying the choice of the standard NP EN ISO 9001:2208. The third part of the work presents the standard and their bases, the eight quality principles and the PDCA cycle with special emphasis on the principle of process approach. Finally in the practical work, we described the process of developing a methodology for the implementation of quality management system highlighting the motivations for their application, how to meet the requirements shown by the reference standard. |
Description: | Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações - Perfil de Sistemas de Informação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8482 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
248229.pdf | 2.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.